5º edição do Encontro Nacional Bê-à-bá do JRA

Objetivos

O webinar “O Bê-à-Bá do JRA”, dirigido a professores e alunos do programa Jovens Repórteres para o Ambiente, teve como objetivo apresentar e clarificar os principais elementos necessários para a participação no programa ao longo do ano letivo.
A sessão pretendeu:

  • Apresentar de forma simples e prática as modalidades de reportagem — texto, fotografia, vídeo e podcast — para que todos os participantes, iniciantes ou experientes, compreendessem como poderiam desenvolver o seu trabalho.
  • Explicar o regulamento em vigor, os prazos, os critérios de avaliação e o processo de submissão na plataforma JRA.
  • Identificar os erros mais comuns na produção de reportagens e partilhar orientações para melhorar a qualidade dos trabalhos.
  • Divulgar as novidades e desafios para o novo ano letivo, motivar a participação ativa e incentivar a produção de trabalhos de relevância.
  • Promover um espaço de esclarecimento de dúvidas e de interação entre participantes.
Programa

-Atividades, metodologia e Dicas JRA

– JRA como estratégia de ensino/aprendizagem

– A experiência de um JRA

– Esclarecimento de dúvidas: plataforma, atividades, etc

Biografias

Geógrafa, coordena o programa JRA na Associação Bandeira Azul de Educação e Ambiente (ABAE) e, como professora, tem levado muitos alunos a descobrir este universo. Acredita que o programa transforma vidas, oferecendo aos jovens experiências únicas que despertam o olhar crítico, a capacidade de comunicar com propósito e o gosto pelo jornalismo ambiental. Para ela, são aprendizagens que ampliam horizontes e ficam para a vida. Por isso: “Uma vez JRA, para sempre JRA.”

Professor de Saúde Ambiental na Escola Superior de Saúde de Lisboa, coordena o programa JRA nessa instituição desde 2012/2013, tendo acompanhado mais de 100 trabalhos com reconhecimento nacional e internacional. Em 2018 e 2025 recebeu o Prémio de Excelência atribuído pelo Politécnico de Lisboa, no âmbito de prémios de reconhecimento de atividades com relevância na comunidade, nas áreas das tecnologias e engenharias — fruto do seu empenho na educação para a sustentabilidade.

Com 21 anos, é um Jovem Repórter para o Ambiente com quase 9 anos de experiência no programa. Atualmente a tirar o Mestrado em Cibersegurança na Universidade do Minho, é engenheiro informático de formação. Ao longo dos seus anos no JRA, desenvolveu uma forte preocupação pela sustentabilidade ambiental e pelas questões que a envolvem. Foi também nesta iniciativa que descobriu o gosto pela fotografia, pelo vídeo e pela comunicação.