No Âmbito do Concurso Internacional JRA, 9 escolas Portuguesas aceitaram o desafio de realizar trabalhos de investigação, em colaboração com escolas de diferentes países da rede Internacional YRE, atualmente composta por 42 países. Destas, resultaram 17 trabalhos a concurso em parceria com 3 países diferentes: Eslovénia, Montenegro e Túrquia.
Mais concretamente, foram submetidos 9 artigos, 3 fotorreportagens e 5 vídeos. O tema mais trabalhado foi a perda de biodiversidade, seguida da poluição e, finalmente, das alterações climáticas.
Estes trabalhos reflectem um esforço conjunto de escolas de diferentes países e, por conseguinte, de diferentes realidades, que trabalharam vários temas relacionadas com a sustentabilidade. Tarefa esta agravada pelo surto de coronavírus que forçou o confinamento de muitas escolas, não tendo sido suficiente para as escolas deixarem de realizar a sua investigação. Para efeito, todos os trabalhos a concurso encontram-se expostos neste website, tendo também sido partilhados nas redes sociais do programa JRA e no YRE Hub.