No passado mês de janeiro foram destacados três trabalhos, ambos nos formatos de fotorreportagem, vídeorreportagem e podcast.
A fotorreportagem selecionada é da autoria dos alunos da Escola Secundária Pinhal do Rei intitulada – Os Líquenes e uma escola com ar saudável. Os líquenes são extremamente sensíveis a alterações ambientais. São os melhores bioindicadores conhecidos dos níveis de poluição atmosférica, sendo igualmente sensíveis à poluição ambiental. Assim, a presença de líquenes sugere um baixo índice de poluição, enquanto seu desaparecimento sugere agravamento da poluição ambiental.
A segunda reportagem intitulada – Combater as Invasoras da nossa Região – é da autoria dos alunos da Escola Secundária de Valongo (Ana Isabel Leitão e Gabriel Ponte) e surge no âmbito do desafio #alertainvasoras2020 na qual, depois de aceitar o desafio para participar na 1ª semana Nacional sobre espécies invasoras (SNEI), os alunos tiraram uma tarde para ajudar a combatê-las, após um trabalho prévio de preparação.
A terceira categoria de reportagem premiada foi atribuída ao Podcast EESPS: como é que os negacionistas nos levam a desacreditar a ciência? da autoria de Filipe Correia e Rodrigo Cardoso, ambos Freelancers, que nos desafiam a descobrir mais sobre esta temática e como proteger-nos!
A Reportagem do Mês é uma iniciativa que visa incentivar a participação contínua no projeto Jovens Repórteres para o Ambiente (JRA), premiando as melhores reportagens publicadas em cada mês. Este desafio, que conta já com sete anos, decorre entre os meses de janeiro e maio. Durante estes meses pretende-se destacar artigos, fotorreportagens, vídeorreportagens e Podcast’s que tenham sido publicadas na plataforma JRA nesse mesmo mês.