No passado mês de maio, foram destacados oito trabalhos de reportagem, dois artigos, uma fotorreportagem, quatro videorreportagens e, novamente, um trabalho na modalidade de Podcast.
O primeiro artigo selecionado é da autoria dos alunos do Agrupamento de Escolas Poeta António Aleixo, intitulado – Dessalinização, uma solução para a seca no Algarve. A perspectiva da escassez de água no Algarve encontra-se a gerar projetos de investigação científica na procura de uma solução, de forma a superar uma crise que se avizinha para toda a região do Algarve.
Já o segundo artigo – Novo vírus, novos resíduos: a mudança na saúde, na sociedade e na produção de resíduos – desenvolvido por alunos da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL), onde a necessidade de providenciar equipamentos de proteção individual foi imperativa para os sectores da saúde e da segurança. A produção em grande escala deste tipo de materiais aumentou, por sua vez, os resíduos produzidos, obrigando à necessidade de encontrar soluções promotoras da reciclagem.
No que diz respeito ao terceiro trabalho de reportagem selecionado, a fotorreportagem – O confinamento pode salvar as abelhas? – de Luís Martins, JRA Freelancer. Um retrato da crise de biodiversidade dos polinizadores, que não deixou de estar presente ao longo do confinamento social.
O quarto trabalho de reportagem, na categoria de videorreportagem, é da autoria de Lara Oliveira da Escola EB 2,3 André Soares – Estado de emergência terminou… fica em casa – que nos vem alertar para a necessidade de continuar em casa, mesmo findo e estado de emergência no país, onde os enfermeiros continuam na linha da frente.
O quinto trabalho – O outro lado da linha da frente – também na categoria de videorreportagem da autoria de Diogo e Luís Martins que retrata a realidade das pessoas na linha da frente, que também continuam a sentir e a reflectir sobre a sustentabilidade social e ambiental, testada no decorrer desta crise sanitária.
O sexto trabalho da autoria dos alunos da Escola Básica e Secundária de Canelas: Green Key – A Chave da Sustentabilidade no Pestana Vintage Hotel. Uma videorreportagem que demonstra que o acentuado crescimento do turismo nos últimos anos tem vindo a ser acompanhado pela adoção de práticas capazes de minimizar os impactes negativos deste crescimento, como o comprova o aumento de galardoados Green Key.
O sétimo trabalho de reportagem na categoria de videorreportagem foi atribuído ao Diogo e Luís Martins com a peça – “Virar a página” em tempo de pandemia – onde o Colégio Luso-Internacional de Braga (CLIB), desde o início do confinamento tem assegurado refeições aos mais desprotegidos da cidade do norte do país, assegurando igualmente a promoção do desenvolvimento social.
Finalmente, o último trabalho premiado na categoria de Podcast da autoria de Miguel Truta, da Escola EB 2,3 André Soares –Vamos culpar o Morcego? O entrevistado Ricardo Rocha traz um aviso sobre a culpabilização do morcego e visão muito interessante sobre o morcego e o coronavírus e todas as dinâmicas com a biodiversidade”.
A Reportagem do Mês é uma iniciativa que visa incentivar a participação contínua no projeto Jovens Repórteres para o Ambiente (JRA), premiando as melhores reportagens publicadas em cada mês. Este desafio, que conta já com seis anos, decorre entre os meses de janeiro e maio. Durante estes meses pretende-se destacar artigos, fotorreportagens, vídeorreportagens e Podcast’s (nova modalidade 2020) que tenham sido publicadas na plataforma JRA nesse mesmo mês.