Entre os dias 10 e 15 de abril, um grupo de Jovens Repórteres para o Ambiente (JRA) provenientes de Portugal, Eslováquia, Eslovénia, Malta e Letónia embarcaram numa missão jornalística ao Município da Lousã para investigar aspetos da Sustentabilidade local. Com o foco em questões relacionadas com alterações climáticas, litoral e turismo, os jovens repórteres aprofundaram também aspetos sociais e económicos desta região, inserida na Rede Natura 2000 que assegura a preservação de fauna e flora de muitos habitats, assumindo-se como o ex-libris local.
Durante cinco dias, o grupo composto por 21 JRA realizaram trabalho de campo, entrevistas, trabalho de grupo e no final, realizaram a apresentação final dos seus artigos, fotorreportagens e vídeorreportagens e no último dia de atividade, apresentaram as suas conclusões numa sessão aberta ao público que teve lugar na Escola Profissional da Lousã – Status Arena.
Desta Missão resultaram 9 artigos, 17 fotorreportagens e 4 videorreportagens, perfazendo um total de 30 reportagens, realizadas em Português e em Inglês. Também resultou uma exposição 1 exposição de fotografias tiradas no âmbito da missão na Lousã que teve já presente no 2º Congresso Ibérico Bandeira Azul em Praias de Interior, nos dias 20 e 21 de abril, também na Lousã. Futuramente, esta exposição será apresentada em todas as Escolas da Lousã, como que uma homeagem à presença dos Jovens Repórteres para o Ambiente nesta vila.
Esta atividade foi organizada pela ABAE | JRA em parceria com a Câmara Municipal da Lousã e conta com o apoio da Junta de Freguesia de Serpins e da Escola Profissional da Lousã – Status.
Pode consultar as Fotografias e as Reportagens dos jovens repórteres nas respetivas páginas agregadoras.