No passado dia 30 de junho, no festival de música Rock in Rio Lisboa estiveram presentes cerca de 70 voluntários com o objetivo de sensibilizar os festivaleiros para a problemática das beatas, um dos resíduos mais comum nos festivais de música. Durante a Caça à Beata, as 70 pessoas que participaram nesta campanha recolheram 55 litros de beatas do recinto. Esta ação teve o apoio da Missão Beatão e do Laboratório da Paisagem de Guimarães.
Os voluntários, além de apanharam as beatas, distribuíram cinzeiros de bolso aos fumadores para os incentivar e sensibilizar para colocar as beatas de cigarro nos locais apropriados, uma vez que, em Portugal, a cada minuto, cerca de 7000 beatas vão parar ao chão.
Uma beata pode contaminar 50L de água com cerca de 4700 substâncias tóxicas e anualmente, as beatas são responsáveis pela morte de 1 milhão de animais marinhos e 100 000 mamíferos. Conscientes deste dados, o feedback dos participantes e dos envolvidos nesta campanha foi positivo, sendo que foi realçada a necessidade de existir uma opção viável o encaminhamento e para o tratamento correto destes resíduos, dado o seu impacto ambiental.