No âmbito do desafio #JRAficaemcasa no passado mês de abril, foram destacados quatro trabalhos de reportagem, dois artigos, uma fotografia e, também pela primeira vez, um trabalho na modalidade de Podcast.
Num mês em que os nossos Jovens Repórteres estiveram particularmente ativos, tomámos a decisão de premiar mais trabalhos do que o usual, e desta vez, nas mais variadas categorias.
O primeiro artigo selecionado – Quarentena – tragédia ou oportunidade – vem da Escola Secundária c/3º ciclo de Caneças, elaborado pelos alunos Bruna Lopes, Diogo Ventura, Érica Gonçalves, Mariana Sousa e Milene Lopes. O mesmo reflecte acerca dos efeitos da quarentena e/ou do isolamento, num inquérito realizado pelos alunos.
O segundo artigo da autoria de João Pedro Costa, JRA Freelancer – China vs. Mundo. Poluição vs. Despoluição chama-nos a atenção para a alteração de comportamentos por parte de quase todo o mundo em prol da COVID-19 e do peso do esforço económico de toda a população mundial.
No que diz respeito à fotografia destacada da autoria de Diogo e Luís Martins, ambos JRA’s Freelancer, Uma Pandemia silenciosa ocorre no Mar…combate-a! que ilustra a problemática que começa nas cidades e desagua no mar.
Finalmente o Podcast “Conversas Informais” de Jéssica Coutinho, JRA Freelancer é inspirado no inquérito da sua autoria dirigido à comunidade Portuguesa e Internacional, acerca do tema “Quarentena e Sustentabilidade”. O mesmo consiste numa conversa descontraída entre a nossa repórter e um convidado à sua escolha, para debaterem a atualidade derivado ao surto de COVID-19, e como se tem vivido com esta realidade.
O desafio #JRAficamecasa consiste em fazer uso das competências que se procuram criar num Jovem Repórter para o Ambiente, mesmo estando em casa, explorando ao máximo as redes sociais (Facebook, Instagram, Skype, ZOOM, etc), elaborando entrevistas a pessoas e entidades que possam ser do interesse desta nova conjuntura social, cujo intuito será a elaboração de trabalhos de interesse nesta temática.
Todos os trabalhos elaborados nesta temática serão agregados nesta Página.