COP25 Madrid: Participação de JRA Portuguesa

By |

O programa internacional Young Reporters for the Environment (YRE) vai estar representado por 5 jovens repórteres na COP25,  que se realiza em Madrid, Espanha, entre os dias 2 e 13 de dezembro de 2019.

Inicialmente marcada para ter lugar no Chile, a agitação social que antecedeu a reunião, no final de outubro de 2019, forçou o país a retirar-se da recepção do evento. Desta forma, e por mútuo acordo entre a ONU, o Chile e a Espanha, este último tornou-se o novo anfitrião.

Nos últimos anos, os YRE têm tido a oportunidade de participar activamente nas COP (Conference of the Parties to the United Nations Framework Convention on Climate Change) e este ano a JRA portuguesa Joana Pedro vai integrar o grupo dos jovens selecionados.

Os jovens estudantes terão a oportunidade, durante este evento, de participar na conferência, assim como noutras sessões do programa, fazendo entrevistas a entidades e pessoas de interesse, de forma a  reportar os diferentes temas relacionados com as alterações climáticas. Os jovens repórteres terão também a oportunidade de participar em workshops e em debates das mais variadas temáticas.

Os trabalhos desenvolvidos pelos jovens repórteres serão posteriormente publicados pela comissão internacional do Young Reporters for the Environment através do Exposure.

Na biografia da Joana, podemos ler: “A minha aventura como Jovem Repórter para o Ambiente começou no ano de 2011 e, embora eu nunca tenha sonhado em ser jornalista, a minha paixão pelo ambiente e pela natureza despertaram-me a atenção para descobrir o Projeto.”

View this post on Instagram

Meet the YRE students going to COP25 in Madrid. Joana Pedro: My adventure as a YRE began in 2011 and even though I had never dreamt to be a journalist, my love for the environment and nature made me interested in discovering the project. Since then I have participated in several missions, seminars, contests, workshops, and conferences, both in Portugal and internationally, and I am eager to continue to be a part of it since it has just got me fond memories, loads of good friends, knowledge, and skills. Learn more from: https://www.yre.global/stories-news/2019/11/29/meet-the-yre-going-to-cop25-in-madrid #YRE #YREinAction #youthlead #environmentaleducation #educationforsustainabledevelopment #sustainabledevelopment #sustainability #environment #COP2019 #COP #environment #climatechange #education #environmentalcommunication #environmentaljournalism #journalism

A post shared by Young Reporters Int (@yre_int) on

JRA ESTAVA LÁ – Greve Climática Estudantil: 29 Novembro 2019

By |

No próximo dia 29 de novembro (sexta-feira), está convocada uma nova Greve Climática Estudantil, a nível nacional, encontrando-se a mesma inserida no âmbito do apelo internacional Fridays For Future (FFF) e com a atenção mediática virada para a possível visita da activista Greta Thunberg a Portugal.

Localidades confirmadas:

Lisboa: Manifestação, 10h Largo Camões
Porto: Concentração + Vigília, 15h Aliados-Praça do Município
Coimbra: Mobilização pacífica e silenciosa, 12h Átrio das Químicas da UC
Faro: Manifestação, 18h Jardim do Fórum
Penafiel: Cineclima, 21h (local por definir)
Évora: Ação a designar, 15h Praça do Giraldo
Santa Maria, Açores: Tertúlia, 12h Escola Básica e Secundária de Santa Maria
Caldas da Rainha: Ação, 13h15 La Vie

Como tal, apelamos aos JRA de todo o país que abracem esta causa e se mobilizem para as ruas num claro movimento #fazpeloclima

Divulgação – JRA ESTAVA LÁ!

By |

No contexto atual da importância da ação pelo clima, o desafio “JRA estava Lá!” incentiva os Jovens Repórteres para o Ambiente a envolverem-se diretamente nas iniciativas e/ou movimentos que têm vindo a decorrer/venham a ser realizados em prol do ambiente (ex: Greves Climáticas, Congressos, Eventos, Seminários, Atividades, etc).

Desta forma, pretende-se que os JRA realizem REPORTAGENS em formato de fotografia com uma memória descritiva e as respetivas legendas. As fotorreportagens devem ser publicadas na plataforma JRA (https://jra.abaae.pt/plataforma).

As melhores reportagens serão divulgadas e premiadas!

Como participar?

Publicar a Fotorreportagem na plataforma do JRA (https://jra.abaae.pt/plataforma) e disseminar nas redes sociais identificando a nossas páginas oficiais e os hashtags associados.

@jovens_reporteres no Instagram @jraportugal no Facebook.

#jraestavala #fazpeloclima  #fazpeloambiente #jra #jraportugal #yre

Definição dos trabalhos a concurso

Fotorreportagens de 1 a 4 fotografias e deve ser acompanhado de um Título (até 140 caracteres) e com uma memória descritiva (até 100 palavras) e/ou legenda (até 20 palavras). Deverá ser publicado uma Fotorreportagem na plataforma do JRA (https://jra.abaae.pt/plataforma).

Envio dos trabalhos

Caso se trate de uma escola que não possui login no portal poderá:

  • registar-se no Portal dos Jovens Repórteres para o Ambiente para publicar podendo desta forma continuar a participar neste Programa, ou:
  • enviar os trabalhos para o email jra@abaae.pt com informação sobre titulo, memória descritiva/legenda e autores, caso apenas pretenda participar nesta atividade.

Após a publicação nos vários meios será necessário enviar um email para jra@abaae.pt com os respetivos links (ex: plataforma JRA, Facebook, etc) e informação especifica como o local onde estiveram, a que escola pertencem, nome e idade.

Prémios

O júri constituído pela ABAE e elementos da Comissão Nacional JRA atribuirá um prémio especial à melhor Fotorreportagem. O Prémio será entregue no Seminário Nacional JRA em 2020.

Colaborar com jovens de outros lugares

By |

A colaboração entre Jovens Repórteres para o Ambiente de diversos países é uma ideia desenvolvida pela FEE a nível internacional e encontra-se aberta a jovens ou grupos de estudantes que, através da sua escola, faculdade, ou grupo de jovens, em países que desenvolvem o programa JRA/YRE  ,decidem colaborar e trocar informações com estudantes de outros países.

Após acordo sobre um tema ou enfoque comum, os jovens repórteres trocam ideias e informações para a produção conjunta de um Artigo,  de uma Fotorreportagem (3-5 fotos) ou de um Vídeo, a enviar para o Concurso Internacional. Os trabalhos finais deverão representar ambos/todos os países parceiros.

Este ano, pela primeira,  existe também a possibilidade de colaboração nacional entre escolas e JRA de diversas regiões do país. Saiba mais aqui 

Aceitam-se Propostas para produção de dois vídeos

By |

Aceitam-se propostas para a produção de dois vídeos referentes ao programa JRA Internacional até ao dia 30 de novembro.

O que se pretende:

A produção de dois vídeos com o seguinte enquadramento:

  1. Um vídeo de instruções sobre o Young Reporters for the Environment explicando como participar e implementar o programa, tanto como professor ou como aluno.
  2. Um spot promocional sobre Campanha Litter Less de forma a incentivar as pessoas a agir.

Requisitos:

  • Os dois vídeos têm de ser produzidos em inglês.
    • O vídeo de intruções YRE deve ter aproximadamente 3 minutos
    • spot promocional da Campanha Litter Less deve ter entre 40 a 60 segundos.
  • Pode vir a ser necessário visitar países que desenvolvem o YRE ou a Campanha Litter Less para entrevistar/filmar alunos e professores envolvidos no programa/campanha. Ao mesmo tempo pode ser necessário recolher imagens/vídeos de arquivo junto dos operadores nacionais YRE ou de Jovens que participaram no programa.
  • Comunicação transversal com a sede da FEE (Dinamarca), apresentando um relatório de produção.
  • Prazo final para a entrega dos vídeos finais – Abril 2020

O conteúdo:

  • Vídeo de Instrução “Young Reporters for the Environment”
    • Introdução
    • História do Programa
    • Quem e como se participa
    • Testemunhos de professores
    • Testemunhos e ações dos alunos
    • Concursos e seminários
    • Junta-te ao YRE
  • Spot Promocional Litter Less Campaign
    • Introdução à Campanha
    • Introdução à problemática global
    • Os alunos em ação
    • O que pode ser feito para prevenir este problema
    • Junta-te à campanha

Descrição técnica:

  • Os vídeos são realizados em inglês, mas permitindo a possibilidade de adicionar legendas em outras linguas. Um documento .word deve ser apresentado com todo o guião e falas.
  • O fomarto de vídeo tem que obrigatoriamente ser compatível com The video format must be compatible with supported formatos de ficheiros para o YouTube . Deve ser submetido um formato de vídeo editável.
  • Os direitos de autor dos vídeos finais devem ser cedidos à FEE.

Calendário:

  • Anúncio: 25 Outubro por toda a rede da FEE
  • Prazo de entrega das propostas iniciais: 30 de Novembro de 2019
  • Selecção das propostas até aos dia 10 de Dezembro de 2019
  • Acordo transversal em Dezembro de 2019
  • Prazo para a entrega final dos vídeos: 30 de Abril de 2020

Contactos:

Todas as propostas devem ser enviadas através do seguinte formulário para a Gosia Luszczek gosia@fee.global and Kristina Madsen kristina@fee.global até 30 de Dezembro!

Missão FestVerde

By |

A Missão FestVerde decorreu no passado dia 16 de novembro no Pinhal de Leiria. Este evento foi organizado pela Embaixada Norte Americana, a qual contou com o apoio da Câmara Municipal da Marinha Grande, da Quercus e do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). Com este os embaixadores norte-americanos, George e Mary Glass, objetivaram a plantação de 5000 espécimes autóctones da região e, a sensibilização de assuntos relacionados com o ambiente. O acompanhamento foi realizado por duas Jovens Reporteres, Joana Pedro e Susana Santa Rita, que estiveram no local a reportar e a entrevistar os principais intervenientes deste evento.

Reportagens:

FestVerde

O nascer de uma nova esperança

Uma Festa Verde

 

 

Bandeiras Eco-Escolas a meia haste no dia 27 #ecoescolasfazpeloclima

By |

A Associação Bandeira Azul e o Programa Eco-Escolas acreditam que os jovens serão parte da solução para a crise climática. Assim, convidamos as Eco-Escolas a aderir à iniciativa #ecoescolasfazpeloclima  colocando a bandeira a meia haste  no dia 27 de setembro, e realizando ações no espírito dos #GlobalActionDays

Considerando que  o Eco-Escolas trabalha há quase 25 anos, na educação dos mais jovens para uma cidadania ativa e interventiva, condição essencial para a promoção da sustentabilidade, o que pressupõe que todos podemos e devemos “ser parte da solução”,  apoiamos, pelos princípio que defende – há que agir já!– a causa  #fazpeloclima, e os movimentos juvenis que têm surgido um pouco por todo o mundo, e por todo o país, muitos deles com génese em jovens de Eco-Escolas,
sugerimos a todos(as) os(as) professores(as) coordenadores(as) que, no dia 27 de setembro, dia da Greve Pelo Clima, ponham em prática pelo menos uma das seguintes ações (ou todas se assim o entenderem…).

AÇÃO 1- Recomenda-se que, se a escola já é uma Eco-Escola, coloque a sua Bandeira Verde a meia haste até à próxima 2ªfeira, (entre o dia 27 e o dia 30 de setembro), como símbolo de pesar e de alerta para a urgência das medidas para inverter as alterações climáticas;

AÇÃO 2- Sugere-se que a escola, organize atividades em linha com o habitual trabalho de uma Eco-Escola e do conceito dos Global Action Days: ações positivas pelo ambiente (handprint) que podem ser dos mais variados.

AÇÃO 3- Caso exista na escola algum grupo organizado a participar numa concentração/ desfile/ manifestação, permitir, facilitar ou sugerir, que nessa participação possam levar consigo a bandeira

Posteriormente, para comunicar as atividades deste dia, deverão  até à 6ªfeira seguinte (dia 4 de outubro) publicar uma notícia sobre o dia 27 no site globalactiondays.abae.pt 

A publicação deve:
– ter uma ou mais fotos e respetiva notícia/memória descritiva
– ser associada ao ODS 13 – Combater as Alterações Climáticas

Sugere-se ainda que toda a divulgação desta noticia (link da publicação na pagina ou outra) seja acompanhada dos hashtags #fazpeloclima #ecoescolasfazpeloclima #ecoschools #globalactiondays

Este movimento estudantil foi despoletado por Greta Thunberg, uma aluna sueca, que em Agosto de 2018, faltou às aulas e colocou-se em frente ao parlamento com um cartaz que dizia “School Strike for Climate”. Entretanto, jovens de todo o mundo estão a juntar-se a esta causa.
“You are never too small to make a difference”. Greta Thunberg. COP24

JRA ESTAVA LÁ!

By |

Pretende-se que os Jovens Repórteres realizem REPORTAGENS em formato de fotografia com uma memória descritiva e as respetivas legendas. As fotorreportagens devem ser publicadas na plataforma JRA até 4 de outubro.
As melhores reportagens serão divulgadas e premiadas.

Como participar?

Publicar a Fotorreportagem na plataforma do JRA (https://jra.abaae.pt/plataforma) e disseminar nas redes sociais identificando a nossas páginas oficiais e os hashtags associados.

@jovens_reporteres no Instagram @jraportugal no Facebook.

#jraestavala #fazpeloclima #jra #yre

Definição dos trabalhos a concurso

Fotorreportagens de 1 a 4 fotografias e deve ser acompanhado de um Título (até 140 caracteres) e com uma memória descritiva (até 100 palavras) e/ou legenda (até 20 palavras). Deverá ser publicado Fotorreportagem na plataforma do JRA (https://jra.abaae.pt/plataforma).

Envio dos trabalhos

Caso se trate de uma escola que não possui login no portal poderá:

  • registar-se no Portal dos Jovens Repórteres para o Ambiente para publicar podendo desta forma continuar a participar neste Programa, ou:
  • enviar os trabalhos para o email jra@abaae.pt com informação sobre titulo, memória descritiva/legenda e autores, caso apenas pretenda participar nesta atividade.

Após a publicação nos vários meios será necessário enviar um email para jra@abaae.pt com os respetivos links (ex: plataforma JRA, Facebook, etc) e informação especifica como o local onde estiveram, a que escola pertencem, nome e idade.

Prémios

O júri constituído pela ABAE e elementos da Comissão Nacional JRA atribuirá um prémio especial à melhor Fotorreportagem. O Prémio será entregue no Seminário Nacional JRA em ílhavo. (mais info)

 

 

Missão Amadora | Liga. À Mobilidade

By |

A Missão Liga. À Mobilidade começou no passado dia 18 de setembro com 12 alunos de várias escolas do município da Amadora no Eco-Espaço do mesmo. Iniciou-se com uma apresentação do Programa seguido-se um workshop sobre as três vertentes do jornalismo, com a reportagem escrita, fotorreportagem e videorreportagem. Da parte da tarde foi possível entrevistar pessoas e colocar em prática os conteúdos dados anteriormente. A missão irá continuar até dia 22 de setembro (domingo) onde irão reportar o Dia Europeu sem carros.

Missão JRA “Liga. À Mobilidade” | 19 a 22 de Setembro na Amadora

By |

Durante a Semana Europeia da Mobilidade, que decorre entre os dias 16 e 22 de setembro, a Câmara Municipal da Amadora numa ótica de sensibilização para o trabalho que está a desenvolver em prol de uma mobilidade mais sustentável e segura em todo o concelho organiza, em conjunto com a Ecomood Portugal, o evento Liga. À Mobilidade.

Como parceiro institucional deste evento a ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, estará presente promovendo e dinamizando um conjunto de ateliers, jogos e atividades ligadas à mobilidade sustentável.

Este evento, dedicado ao tema da mobilidade sustentável e segura, irá contar com uma missão JRA onde  jovens do 3º ciclo e secundário são desafiados a realizar reportagens diretamente relacionadas com a mobilidade sustentável e a candidatar os seus trabalhos (artigos, fotorreportagens ou vídeorreportagens) a concurso. 

Faz parte do programa desta missão um workshop inicial de introdução à escrita, fotografia e vídeo e posteriormente, no dia 19,  trabalho de campo de forma a aplicar os conhecimentos adquiridos. No dia 22, os JRA participantes terão a oportunidade de investigar e reportar sobre o Dia Europeu Sem Carros.

Assim, durante 5 dias os jovens irão investigar vários tópicos relacionados com o evento e principalmente sobre a mobilidade sustentável. As reportagens serão realizadas ao longo da missão e publicadas no portal nacional em: https://jra.abaae.pt/plataforma/

Todos os trabalhos realizados durante esta missão irão ser depois avaliados por um júri de forma a premiar os melhores trabalhos.

Saiba mais sobre a Missão AQUI