Bandeiras Eco-Escolas a meia haste no dia 27 #ecoescolasfazpeloclima

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A Associação Bandeira Azul e o Programa Eco-Escolas acreditam que os jovens serão parte da solução para a crise climática. Assim, convidamos as Eco-Escolas a aderir à iniciativa #ecoescolasfazpeloclima  colocando a bandeira a meia haste  no dia 27 de setembro, e realizando ações no espírito dos #GlobalActionDays

Considerando que  o Eco-Escolas trabalha há quase 25 anos, na educação dos mais jovens para uma cidadania ativa e interventiva, condição essencial para a promoção da sustentabilidade, o que pressupõe que todos podemos e devemos “ser parte da solução”,  apoiamos, pelos princípio que defende – há que agir já!– a causa  #fazpeloclima, e os movimentos juvenis que têm surgido um pouco por todo o mundo, e por todo o país, muitos deles com génese em jovens de Eco-Escolas,
sugerimos a todos(as) os(as) professores(as) coordenadores(as) que, no dia 27 de setembro, dia da Greve Pelo Clima, ponham em prática pelo menos uma das seguintes ações (ou todas se assim o entenderem…).

AÇÃO 1- Recomenda-se que, se a escola já é uma Eco-Escola, coloque a sua Bandeira Verde a meia haste até à próxima 2ªfeira, (entre o dia 27 e o dia 30 de setembro), como símbolo de pesar e de alerta para a urgência das medidas para inverter as alterações climáticas;

AÇÃO 2- Sugere-se que a escola, organize atividades em linha com o habitual trabalho de uma Eco-Escola e do conceito dos Global Action Days: ações positivas pelo ambiente (handprint) que podem ser dos mais variados.

AÇÃO 3- Caso exista na escola algum grupo organizado a participar numa concentração/ desfile/ manifestação, permitir, facilitar ou sugerir, que nessa participação possam levar consigo a bandeira

Posteriormente, para comunicar as atividades deste dia, deverão  até à 6ªfeira seguinte (dia 4 de outubro) publicar uma notícia sobre o dia 27 no site globalactiondays.abae.pt 

A publicação deve:
– ter uma ou mais fotos e respetiva notícia/memória descritiva
– ser associada ao ODS 13 – Combater as Alterações Climáticas

Sugere-se ainda que toda a divulgação desta noticia (link da publicação na pagina ou outra) seja acompanhada dos hashtags #fazpeloclima #ecoescolasfazpeloclima #ecoschools #globalactiondays

Este movimento estudantil foi despoletado por Greta Thunberg, uma aluna sueca, que em Agosto de 2018, faltou às aulas e colocou-se em frente ao parlamento com um cartaz que dizia “School Strike for Climate”. Entretanto, jovens de todo o mundo estão a juntar-se a esta causa.
“You are never too small to make a difference”. Greta Thunberg. COP24

JRA ESTAVA LÁ!

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Pretende-se que os Jovens Repórteres realizem REPORTAGENS em formato de fotografia com uma memória descritiva e as respetivas legendas. As fotorreportagens devem ser publicadas na plataforma JRA até 4 de outubro.
As melhores reportagens serão divulgadas e premiadas.

Como participar?

Publicar a Fotorreportagem na plataforma do JRA (https://jra.abaae.pt/plataforma) e disseminar nas redes sociais identificando a nossas páginas oficiais e os hashtags associados.

@jovens_reporteres no Instagram @jraportugal no Facebook.

#jraestavala #fazpeloclima #jra #yre

Definição dos trabalhos a concurso

Fotorreportagens de 1 a 4 fotografias e deve ser acompanhado de um Título (até 140 caracteres) e com uma memória descritiva (até 100 palavras) e/ou legenda (até 20 palavras). Deverá ser publicado Fotorreportagem na plataforma do JRA (https://jra.abaae.pt/plataforma).

Envio dos trabalhos

Caso se trate de uma escola que não possui login no portal poderá:

  • registar-se no Portal dos Jovens Repórteres para o Ambiente para publicar podendo desta forma continuar a participar neste Programa, ou:
  • enviar os trabalhos para o email jra@abaae.pt com informação sobre titulo, memória descritiva/legenda e autores, caso apenas pretenda participar nesta atividade.

Após a publicação nos vários meios será necessário enviar um email para jra@abaae.pt com os respetivos links (ex: plataforma JRA, Facebook, etc) e informação especifica como o local onde estiveram, a que escola pertencem, nome e idade.

Prémios

O júri constituído pela ABAE e elementos da Comissão Nacional JRA atribuirá um prémio especial à melhor Fotorreportagem. O Prémio será entregue no Seminário Nacional JRA em ílhavo. (mais info)

 

 

Missão Amadora | Liga. À Mobilidade

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A Missão Liga. À Mobilidade começou no passado dia 18 de setembro com 12 alunos de várias escolas do município da Amadora no Eco-Espaço do mesmo. Iniciou-se com uma apresentação do Programa seguido-se um workshop sobre as três vertentes do jornalismo, com a reportagem escrita, fotorreportagem e videorreportagem. Da parte da tarde foi possível entrevistar pessoas e colocar em prática os conteúdos dados anteriormente. A missão irá continuar até dia 22 de setembro (domingo) onde irão reportar o Dia Europeu sem carros.

Missão JRA “Liga. À Mobilidade” | 19 a 22 de Setembro na Amadora

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Durante a Semana Europeia da Mobilidade, que decorre entre os dias 16 e 22 de setembro, a Câmara Municipal da Amadora numa ótica de sensibilização para o trabalho que está a desenvolver em prol de uma mobilidade mais sustentável e segura em todo o concelho organiza, em conjunto com a Ecomood Portugal, o evento Liga. À Mobilidade.

Como parceiro institucional deste evento a ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, estará presente promovendo e dinamizando um conjunto de ateliers, jogos e atividades ligadas à mobilidade sustentável.

Este evento, dedicado ao tema da mobilidade sustentável e segura, irá contar com uma missão JRA onde  jovens do 3º ciclo e secundário são desafiados a realizar reportagens diretamente relacionadas com a mobilidade sustentável e a candidatar os seus trabalhos (artigos, fotorreportagens ou vídeorreportagens) a concurso. 

Faz parte do programa desta missão um workshop inicial de introdução à escrita, fotografia e vídeo e posteriormente, no dia 19,  trabalho de campo de forma a aplicar os conhecimentos adquiridos. No dia 22, os JRA participantes terão a oportunidade de investigar e reportar sobre o Dia Europeu Sem Carros.

Assim, durante 5 dias os jovens irão investigar vários tópicos relacionados com o evento e principalmente sobre a mobilidade sustentável. As reportagens serão realizadas ao longo da missão e publicadas no portal nacional em: https://jra.abaae.pt/plataforma/

Todos os trabalhos realizados durante esta missão irão ser depois avaliados por um júri de forma a premiar os melhores trabalhos.

Saiba mais sobre a Missão AQUI

Concurso Nacional Melhores Reportagens 2019 | Premiados

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Este ano, o Concurso Nacional Jovens Repórteres para o Ambiente recebeu 274 trabalhos. Distribuídos por 7 categorias:  artigo, fotografia, Fotografia photostory, Videorreportagem, Fotocampanha “Planet or Plastic”, Fotocampanha  e Videocampanha Concurso Nacional.

Este concurso visa fomentar nos jovens a curiosidade pela pesquisa de assuntos relacionados com o desenvolvimento sustentável nas suas regiões/concelhos.

Promovido pela ABAE / Fee Portugal, integra-se nas atividades do Programa Jovens Repórteres para o Ambiente e visa promover as melhores reportagens sobre sustentabilidade efetuadas pelos jovens portugueses ao longo do ano. Premeia os melhores trabalhos desenvolvidos ao longo do ano letivo. Cada escola ou aluno freelancer pode participar apresentando até duas reportagens de cada categoria.

O júri responsável pelo apuramento dos melhores trabalhos é composto por Jornalistas (Expresso| Carla Tomás, Visão| Luís Ribeiro, Observador| Vera Novais, SIC| Inês Rodrigues, Vera Moutinho| Público, Mónica Ribau| Freelancer e Filipa Murta| Freelancer), APA (Jorge Neves), SRA (Carla Silva), Fórum Estudante (Fábio Rodrigues), Fotógrafo (José Figueiras), João Pedro Costa (Rádio Miúdos), Inês Mendes (ADENE), Sílvia Carapeto (JRA Alumni), Claúdia Santos (Olhares), Rita Rocha (Professora e Jornalista) e ABAE.

No próximo ano haverá novidades, deixarão de existir as categorias de “Campanha” e será criada uma a categoria “Rádio/Podcast”

Consultar Premiados!

Jovens Repórteres Portugueses distinguidos com 4 prémios no Concurso Internacional

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Os Jovens Repórteres para o Ambiente (JRA), portugueses, ganharam quatro prémios no Concurso Internacional YRE 2019:  2º Lugar em Foto Campanha, Menção Honrosa em Fotografia, 1ª lugar em Collaboration – Artigo, e 2º lugar em Collaboration-Artigo

Nesta atividade promovida pela coordenação internacional, que visa promover e premiar o trabalho dos jovens jornalistas de ambiente, participaram  36 países da rede Young Reporters for the Environment. Este ano, a coordenação internacional  contou com 200 trabalhos a concurso.

Para participar no Concurso Internacional o(a) professor(a) coordenador(a)  ou o Freelancer deverá expressar claramente a vontade de candidatar o(s) seu(s) trabalho(s) ao júri internacional.

Todos os alunos que participem no programa JRA a nível nacional têm o direito a participar no concurso. No entanto, os trabalhos têm que ser selecionados pela Comissão Nacional antes de serem enviados para a competição internacional. Os alunos podem enviar mais de um tipo de submissão para as diferentes categorias.

 

 

2 reportagens em destaque do mês de maio

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Este mês foram destacados 2 trabalhos, uma fotorreportagem e um artigo.

Um dos trabalhos selecionados retrata o problema dos resíduos marinhos,Em defesa da biodiversidade marinha contra a devastadora poluição humana, que foi enviada pela Escola Básica Guilherme Stephens. O artigo,O Ano em que Portugal foi um “Inferno”chama a atenção para o perigo dos incêndios florestais e foi enviada pelo Externato das Escravas do Sagrado Coração de Jesus.

A Reportagem do Mês é uma iniciativa que visa incentivar a participação contínua no projeto Jovens Repórteres para o Ambiente, premiando as melhores reportagens publicadas em cada mês. Este desafio, que conta já com cinco anos, decorre entre janeiro e maio. Durante estes meses pretende-se destacar artigos, fotorreportagens e vídeorreportagens que tenham sido publicadas na plataforma JRA nesse mesmo mês. Visa incentivar a participação ao longo do ano dos Jovens Repórteres para o Ambiente, com a publicação assídua de reportagens.

Jovens Repórteres marcaram presença na Friday For Future em Lisboa

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Na passada sexta-feira, dia 24 de maio, os Jovens Repórteres estiveram presentes na manifestação estudantil  pela protecção do ambiente e para a necessidade da criação de políticas e medidas ambientais urgentes. Foi visível diversos cartazes com várias palavras de ordem e com mensagens alusivas à extrema importância de proteger o planeta das agressões constantes ao ambiente bem como as suas consequências. A organização informou-nos que o próximo passo é a greve geral pelo ambiente no dia 27 de setembro no sentido de mobilizar a sociedade visto que é uma problemática que afeta todos.

 

3 reportagens em destaque do mês de abril

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Este mês foram destacados três trabalhos, dois artigos e uma fotorreportagem.

Um dos trabalhos selecionados retrata a questão da sustentabilidade dos carros elétricos, 50 Shades of Sustainability: Game of Cars , da Escola Secundária c/ 3º ciclo de Caneças. O outro artigo, Bioconstrução: uma alternativa para o futuro chama a atenção para a bioconstrução da autoria de Manuel Farias de Castelo Branco. A fotorreportagem premiada é da Escola Secundária de S. João do Estoril e fala de um Géiser na Islândia , “Strokkur – Earth’s Sneeze | Espirro quente da Terra“.

A Reportagem do Mês é uma iniciativa que visa incentivar a participação contínua no projeto Jovens Repórteres para o Ambiente, premiando as melhores reportagens publicadas em cada mês. Este desafio, que conta já com cinco anos, decorre entre janeiro e maio. Durante estes meses pretende-se destacar artigos, fotorreportagens e vídeorreportagens que tenham sido publicadas na plataforma JRA nesse mesmo mês. Visa incentivar a participação ao longo do ano dos Jovens Repórteres para o Ambiente, com a publicação assídua de reportagens.

2 reportagens em destaque do mês de março

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Este mês foram destacados 2 trabalhos, um fotorreportagem e uma vídeorreportagem.

Um dos trabalhos selecionados retrata o problema abrasão marinha, A luta do mar para derrubar 3 gigantes , da autoria de Luís Martins, um jovem repórter de Braga. A vídeorreportagem, Floresta, Economia e Vida chama a atenção para a importância da floresta autóctone e foi enviada pela Escola Básica e Secundária de Canelas.

A Reportagem do Mês é uma iniciativa que visa incentivar a participação contínua no projeto Jovens Repórteres para o Ambiente, premiando as melhores reportagens publicadas em cada mês. Este desafio, que conta já com cinco anos, decorre entre janeiro e maio. Durante estes meses pretende-se destacar artigos, fotorreportagens e vídeorreportagens que tenham sido publicadas na plataforma JRA nesse mesmo mês. Visa incentivar a participação ao longo do ano dos Jovens Repórteres para o Ambiente, com a publicação assídua de reportagens.