Nesta atividade promovida pela coordenação internacional, que visa promover e premiar o trabalho dos jovens jornalistas de ambiente, participaram 36 países da rede Young Reporters for the Environment. Este ano, a coordenação internacional contou com 200 trabalhos a concurso.
Para participar no Concurso Internacional o(a) professor(a) coordenador(a) ou o Freelancer deverá expressar claramente a vontade de candidatar o(s) seu(s) trabalho(s) ao júri internacional.
Todos os alunos que participem no programa JRA a nível nacional têm o direito a participar no concurso. No entanto, os trabalhos têm que ser selecionados pela Comissão Nacional antes de serem enviados para a competição internacional. Os alunos podem enviar mais de um tipo de submissão para as diferentes categorias.
A Reportagem do Mês é uma iniciativa que visa incentivar a participação contínua no projeto Jovens Repórteres para o Ambiente, premiando as melhores reportagens publicadas em cada mês. Este desafio, que conta já com cinco anos, decorre entre janeiro e maio. Durante estes meses pretende-se destacar artigos, fotorreportagens e vídeorreportagens que tenham sido publicadas na plataforma JRA nesse mesmo mês. Visa incentivar a participação ao longo do ano dos Jovens Repórteres para o Ambiente, com a publicação assídua de reportagens.
Na passada sexta-feira, dia 24 de maio, os Jovens Repórteres estiveram presentes na manifestação estudantil pela protecção do ambiente e para a necessidade da criação de políticas e medidas ambientais urgentes. Foi visível diversos cartazes com várias palavras de ordem e com mensagens alusivas à extrema importância de proteger o planeta das agressões constantes ao ambiente bem como as suas consequências. A organização informou-nos que o próximo passo é a greve geral pelo ambiente no dia 27 de setembro no sentido de mobilizar a sociedade visto que é uma problemática que afeta todos.
A Reportagem do Mês é uma iniciativa que visa incentivar a participação contínua no projeto Jovens Repórteres para o Ambiente, premiando as melhores reportagens publicadas em cada mês. Este desafio, que conta já com cinco anos, decorre entre janeiro e maio. Durante estes meses pretende-se destacar artigos, fotorreportagens e vídeorreportagens que tenham sido publicadas na plataforma JRA nesse mesmo mês. Visa incentivar a participação ao longo do ano dos Jovens Repórteres para o Ambiente, com a publicação assídua de reportagens.
Este mês foram destacados 2 trabalhos, um fotorreportagem e uma vídeorreportagem.
Um dos trabalhos selecionados retrata o problema abrasão marinha, “A luta do mar para derrubar 3 gigantes” , da autoria de Luís Martins, um jovem repórter de Braga. A vídeorreportagem, “Floresta, Economia e Vida” chama a atenção para a importância da floresta autóctone e foi enviada pela Escola Básica e Secundária de Canelas.
A Reportagem do Mês é uma iniciativa que visa incentivar a participação contínua no projeto Jovens Repórteres para o Ambiente, premiando as melhores reportagens publicadas em cada mês. Este desafio, que conta já com cinco anos, decorre entre janeiro e maio. Durante estes meses pretende-se destacar artigos, fotorreportagens e vídeorreportagens que tenham sido publicadas na plataforma JRA nesse mesmo mês. Visa incentivar a participação ao longo do ano dos Jovens Repórteres para o Ambiente, com a publicação assídua de reportagens.
Um dos jovens Repórteres da rede internacional que participou na Missão em Coruche | YRE Cork Mission deixa o testemunho da sua participação. Ver as reportagens realizadas durante a Missão AQUI; Ver as fotografias aqui
During the week from 1 to 7 of April 2019, I had the honor to participate in an international delegation at Coruch, Portugal, which was organized under the auspices of ‘ABAE’ (Non Governmental Organization), in the context of the program ‘Young Reporters for the Environment’.
All of the participants (youth from Portugal, Malta, Turkey and Greece), had the chance not only to investigate the activity of local enterprises and institutions, but also to evaluate any of its potential ecological impacts. The results of the aforementioned research, which assimilated elements of journalistic reportage, were subjected at the end of each day through articles and presentations, composed in collaboration among all the team’s members. After the end of the mission, and given the fact that we had gathered a rich journalistic material, we were pleased to present our work to the local community of Coruche.
Summarizing, the experiences that I gained during this journey will certainly be unforgettable to me. The close cooperation with the rest of the participants and the friendly atmosphere that has rapidly occurred had as a result the creation of strong friendship ties. Personally speaking, I really appreciated all the different cultures I had the opportunity to come into contact with. Regarding to Portugal, I feel lucky having met such hospitable and warm people. I wish all of us, who participated in this delegation to have the chance to meet again in the future and to experience equally beautiful moments.
Denopoulos Georgios | Greece
sent by Hellenic Society for the Protection of Nature
No seguimento da manifestação de apoio ao movimento Fridays for Future e aos objetivos da Greve Climática Estudantil agendada para 24 de maio, a ABAE cujos Programas particularmente vocacionados para os jovens – Eco-Escolas e Jovens Repórteres para o Ambiente – possuem como objetivo estruturante a promoção da cidadania ativa em prol da sustentabilidade lança agora dois desafios :
– um aos Jovens Repórteres para o Ambiente: uma reportagem vídeo
– outro às Eco-Escolas: a foto (ou selfie) da bandeira verde numa Manifestação pelo Clima
Fridays for Future : reportagem vídeo
Pretende-se que os Jovens Repórteres realizem REPORTAGEM em formato vídeo com entrevistas, testemunhos, imagens da manifestação (antes durante ou depois…) etc. Os vídeos com duração entre 1 e 3 minutos deverão ser enviados para a ABAE até 15 de junho. As melhores reportagens serão divulgadas e premiadas.
Como participar?
Publicar a Videorreportagem na plataforma do JRA (https://jra.abaae.pt/plataforma) e disseminar nas redes sociais identificando a nossas páginas oficiais. @jovens_reporteres no Instagram @jraportugal no Facebook .
Definição dos trabalhos a concurso
Vídeos de duração até 3 minutos de estilo reportagem/entrevista e deve ser acompanhado de um Título (até 140 caracteres) e com uma memória descritiva (até 150 palavras). Deverá ser publicado no Youtube ou Vimeo devendo o formato ser compatível para publicação nestas redes.
Envio dos trabalhos Caso se trate de uma escola que não possui login no portal poderá:
– registar-se no Portal dos Jovens Repórteres para o Ambiente para publicar podendo desta forma continuar a participar neste Programa, ou:
– enviar os trabalhos para o email jra@abaae.pt com informação sobre titulo, memória descritiva/legenda e autores, caso apenas pretenda participar nesta atividade.
Após a publicação nos vários meios será necessário enviar um email para jra@abaae.pt com os respetivos links (ex: plataforma JRA, Facebook, etc) e informação especifica como o local onde estiveram, a que escola pertencem, nome e idade.
Prémios O júri constituído pela ABAE e elementos da Comissão Nacional JRA atribuirá um prémio aos 3 elhores vídeos. Serão ainda premiados os que obtiverem mais interações nas redes sociais (Instagram e Facebook). Os prémios consistirão em powerbanks e pens de 16gb
Eco-Escolas 4 Future : fotografia
A ABAE através do Programa Eco-Escolas, lança o desafio de envolverem a vossa bandeira Eco-Escolas nas eventuais manifestações pelo clima em que participem. Caso concordem, informem, por favor os vosso alunos sobre essa possibilidade
O objetivo é apenas tirar uma fotografia onde apareça uma ou várias bandeiras Eco-Escolas na Manifestação. E depois partilhá-la no Facebook ou Instagram com as tags #ecoescolas #ecoschools #FridaysForFuture #climatestrike As melhores 3 fotografias serão premiadas.
Como participar? Publicar a fotografia na plataforma do JRA (https://jra.abaae.pt/plataforma) e disseminar nas redes sociais identificando a nossas páginas oficiais.
Definição dos trabalhos a concurso – Só é permitida uma fotografia – A fotografia deverá “contar uma história” ou incitar a uma reflexão – A fotografia deverá ser acompanhada de título (de preferência até 140 caracteres) e legenda/memória descritiva (até 150 palavras) explicativa da sua relação com a sustentabilidade ambiental e/ou com a solução para o problema/ assunto e o local onde foi tirada. – A fotografia deve ser submetida em formato digital .jpg ou .png com resolução entre 150-300 dpi.
Datas Envio da fotografia até 30 de maio.
Envio dos trabalhos Caso se trate de uma escola que não possui login no portal poderá: – registar-se no Portal dos Jovens Repórteres para o Ambiente para publicar podendo desta forma continuar a participar neste Programa, ou: – enviar os trabalhos para o email jra@abaae.pt com informação sobre titulo, memória descritiva/legenda e autores, caso apenas pretenda participar nesta atividade. Após a publicação nos vários meios será necessário enviar um email para jra@abaae.pt com os respetivos links (ex: plataforma JRA, Facebook, etc) e informação especifica como o local onde estiveram, a que escola pertencem, nome e idade.
Prémios Power banques e/ ou outros gadgets digitais
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Aspetos legais e consentimento de divulgação
Alerta-se para a importância de salvaguardar os direitos de autor recomendando-se que atenção aos direitos de copyright nomeadamente na utilização das músicas. Para que a reportagem possa ser aceite e divulgada os autores deverão ainda assegurar-se que os entrevistados concordam com a difusão da sua imagem. Sugere-se que esse testemunho seja recolhido em gravação e arquivado, ou em alternativa por escrito. Com o envio do vídeo deverá ser enviado um documento que ateste que o(s) autor(es) do(s) vídeo(s) possui consigo o respetivo consentimento de divulgação da imagem de todos os intervenientes. (Download aqui o documento a enviar por email para jra@abaae.pt e/ ou a colocar na publicação junto com o vídeo)
No dia 7 de Maio de 2019 três Jovens Repórteres, Susana Santa Rita, João Costa e Rúben de Matos juntamente com a coordenadora nacional do programa Margarida Gomes estiveram presentes na Semana Sentir a Amazónia em Portugal (mais info) no El Corte Inglês em Lisboa promovida pela Associação Zagaia Amazônia, onde puderam divulgar as experiências pessoais, a importância da educação ambiental e o seu papel na sociedade. Também esteve presente Wildney Mourão da Fundação Amazonas Sustentável (FAS) que coordena o projeto Repórteres da Floresta na Amazónia no sentido de dar voz à importância da floresta nos dias de hoje.
Decorreu de 25 a 29 de abril em Xangai, o National Operators Meeting do Programa Young Repórteres for the Environment presente atualmente em cerca de 40 países do Mundo. Os Young Reporteres for the Environment que agora comemoram 25 anos estão desde 1996 em Portugal que é reconhecido como um dos países mais ativos na rede internacional. Ver o exemplo dos filmes enviados para a comemoração dos 25 anos.
Margarida Gomes, operadora Nacional dos Jovens Repórteres para o Ambiente em Portugal, participou com a apresentação de duas comunicações: – YRE and Eco-Schools / Eco-Schools and YRE [download .pdf] – Photoreportage and photostory [download .pdf]
YRE and Eco-Schools / Eco-Schools and YRE (apresentação em vídeo)
Photoreportage and photostory (apresentação em vídeo)
YRE NOM Shangai – realizado pelos representantes da FEE na China: CEEC
Slideshow realizado pelos representantes da FEE na China: CEEC
Portugal participa este ano no Concurso Internacional Jovens Repórteres para o Ambiente | YRE International Competition com três artigos, três fotorreportagens e três videorreportagens.
Ainda foram submetidos 8 trabalhos na categoria de “International Collaboration” onde os jovens repórteres são convidados a desenvolver um trabalho em conjunto com alunos de outros países da rede JRA.