Eco-Escolas, Jovens Repórteres e a Greve Climática Estudantil | Desafios “4 Future”

By |

No seguimento da manifestação de apoio ao movimento Fridays for Future e aos objetivos da Greve Climática Estudantil agendada para 24 de maio, a ABAE cujos Programas particularmente vocacionados para os jovens – Eco-Escolas e Jovens Repórteres para o Ambiente – possuem como objetivo estruturante a promoção da cidadania ativa em prol da sustentabilidade  lança agora dois desafios :
– um aos Jovens Repórteres para o Ambiente: uma reportagem vídeo
– outro às Eco-Escolas: a foto (ou selfie) da bandeira verde numa Manifestação pelo Clima

Fridays for Future : reportagem vídeo

Pretende-se que os Jovens Repórteres realizem REPORTAGEM em formato vídeo com entrevistas, testemunhos, imagens da manifestação (antes durante ou depois…)  etc. Os vídeos com duração entre 1 e 3 minutos deverão ser enviados para a ABAE até 15 de junho.
As melhores reportagens serão divulgadas e premiadas.

Como participar?

Publicar a Videorreportagem na plataforma do JRA (https://jra.abaae.pt/plataforma) e disseminar nas redes sociais identificando a nossas páginas oficiais. @jovens_reporteres no Instagram @jraportugal no Facebook .

Definição dos trabalhos a concurso

Vídeos de duração até 3 minutos de estilo reportagem/entrevista e deve ser acompanhado de um Título (até 140 caracteres) e com uma memória descritiva (até 150 palavras). Deverá ser publicado no Youtube ou Vimeo devendo o formato ser compatível para publicação nestas redes.

Envio dos trabalhos
Caso se trate de uma escola que não possui login no portal poderá:
– registar-se no Portal dos Jovens Repórteres para o Ambiente para publicar podendo desta forma continuar a participar neste Programa, ou:
– enviar os trabalhos para o email jra@abaae.pt com informação sobre titulo, memória descritiva/legenda e autores, caso apenas pretenda participar nesta atividade.
Após a publicação nos vários meios será necessário enviar um email para jra@abaae.pt com os respetivos links (ex: plataforma JRA, Facebook, etc) e informação especifica como o local onde estiveram, a que escola pertencem, nome e idade.

Prémios
O júri constituído pela ABAE e elementos da Comissão Nacional JRA atribuirá um prémio aos 3 elhores vídeos. Serão ainda premiados os que obtiverem mais interações nas redes sociais (Instagram e Facebook). Os prémios consistirão em powerbanks e pens de 16gb

 

Eco-Escolas 4 Future : fotografia

A ABAE através do Programa Eco-Escolas,  lança o desafio de envolverem a vossa bandeira Eco-Escolas nas eventuais manifestações pelo clima em que participem. Caso concordem, informem, por favor  os vosso alunos sobre essa possibilidade

O objetivo é apenas tirar uma fotografia onde apareça uma ou várias bandeiras Eco-Escolas na Manifestação. E depois partilhá-la no Facebook ou Instagram com as tags
#ecoescolas #ecoschools #FridaysForFuture #climatestrike
As melhores 3 fotografias serão premiadas.

Como participar?
Publicar a fotografia na plataforma do JRA (https://jra.abaae.pt/plataforma) e disseminar nas redes sociais identificando a nossas páginas oficiais.

Definição dos trabalhos a concurso
– Só é permitida uma fotografia

– A fotografia deverá “contar uma história” ou incitar a uma reflexão
– A fotografia deverá ser acompanhada de título (de preferência até 140 caracteres) e legenda/memória descritiva (até 150 palavras) explicativa da sua relação com a sustentabilidade ambiental e/ou com a solução para o problema/ assunto e o local onde foi tirada.
– A fotografia deve ser submetida em formato digital .jpg ou .png com resolução entre 150-300 dpi.

Datas
Envio da fotografia até 30 de maio.

Envio dos trabalhos
Caso se trate de uma escola que não possui login no portal poderá:

– registar-se no Portal dos Jovens Repórteres para o Ambiente para publicar podendo desta forma continuar a participar neste Programa, ou:
– enviar os trabalhos para o email jra@abaae.pt com informação sobre titulo, memória descritiva/legenda e autores, caso apenas pretenda participar nesta atividade.
Após a publicação nos vários meios será necessário enviar um email para jra@abaae.pt com os respetivos links (ex: plataforma JRA, Facebook, etc) e informação especifica como o local onde estiveram, a que escola pertencem, nome e idade.

Prémios
Power banques e/ ou outros gadgets digitais

 

__________________
Aspetos legais e consentimento de divulgação

Alerta-se para a importância de salvaguardar os direitos de autor recomendando-se que atenção aos direitos de copyright nomeadamente na utilização das músicas.
Para que a reportagem possa ser aceite e divulgada os autores deverão ainda assegurar-se que os entrevistados concordam com a difusão da sua imagem. Sugere-se que esse testemunho seja recolhido em gravação e arquivado, ou em alternativa por escrito.
Com o envio do vídeo deverá ser enviado um documento que ateste que o(s) autor(es) do(s) vídeo(s) possui consigo o respetivo consentimento de divulgação da imagem de todos os intervenientes. (Download aqui o documento a enviar por email para jra@abaae.pt e/ ou a colocar na publicação junto com o vídeo)

Jovens Repórteres marcaram presença na Semana Sentir a Amazónia em Portugal

By |

No dia 7 de Maio de 2019 três Jovens Repórteres, Susana Santa Rita, João Costa e Rúben de Matos juntamente com a coordenadora nacional do programa Margarida Gomes estiveram presentes na Semana Sentir a Amazónia em Portugal (mais info) no El Corte Inglês em Lisboa promovida pela Associação Zagaia Amazônia, onde puderam divulgar as experiências pessoais, a importância da educação ambiental e o seu papel na sociedade. Também esteve presente Wildney Mourão da Fundação Amazonas Sustentável (FAS) que coordena o projeto Repórteres da Floresta na Amazónia no sentido de dar voz à importância da floresta nos dias de hoje.

Portugal presente no Encontro de Xangai

By |

Decorreu  de 25 a 29 de abril em Xangai, o National Operators Meeting do Programa Young Repórteres for the Environment presente atualmente em cerca de 40 países do Mundo.
Os Young Reporteres for the Environment que agora comemoram 25 anos estão desde 1996 em Portugal que é reconhecido como um dos países mais ativos na rede internacional. Ver o exemplo dos filmes enviados para a comemoração dos 25 anos.

Margarida Gomes, operadora Nacional dos Jovens Repórteres para o Ambiente em Portugal, participou com a apresentação de duas comunicações:
– YRE and Eco-Schools / Eco-Schools and YRE [download .pdf] 
– Photoreportage and photostory  [download .pdf]

YRE and Eco-Schools / Eco-Schools and YRE (apresentação em vídeo)

 

Photoreportage and photostory (apresentação em vídeo)

 

 YRE NOM Shangai – realizado pelos representantes da FEE na China: CEEC


Slideshow realizado pelos representantes da FEE na China: CEEC

Portugal no “YRE International Competition 2019”

By |

Portugal participa este ano no Concurso Internacional Jovens Repórteres para o Ambiente | YRE International Competition com três artigos, três fotorreportagens e três videorreportagens.

Ainda foram submetidos 8 trabalhos na categoria de  “International Collaboration” onde os jovens repórteres são convidados a desenvolver um trabalho em conjunto com alunos de outros países da rede JRA.

Veja os trabalhos a concurso AQUI

Greve Estudantil pelo Clima em Portugal

By |

No dia 15 de março de 2019 realizou-se a Greve Estudantil Mundial pelo Clima, movimento iniciado por Greta Thunberg da Suécia. Em Portugal foram várias cidades que aderiram, incluindo as Regiões Autónomas dos Açores e Madeira.

Read More

3 reportagens em destaque do mês de fevereiro

By |

Este mês foram destacados três trabalhos, duas fotorreportagens e um artigo.

Um dos trabalhos selecionados retrata o problema das monoculturas no Alentejo, A metamorfose da paisagem alentejana, da autoria de Sofia Castanho, uma jovem repórter de Aljustrel. A outra fotorreportagem, “Rasto (de lixo) deixado pela depressão Helena nas praias de Vila Nova de Gaia” chama a atenção para a problemática do lixo marinho e foi enviada pela Escola Básica e Secundária de Canelas. O  artigo premiado é de Catarina Madaíl de Oliveira e elucida-nos sobre o destino das seringas utilizadas por meio milhão de diabéticos, diariamente, “Seringas e agulhas usadas: Onde irão parar?”.

A Reportagem do Mês é uma iniciativa que visa incentivar a participação contínua no projeto Jovens Repórteres para o Ambiente, premiando as melhores reportagens publicadas em cada mês. Este desafio, que conta já com cinco anos, decorre entre janeiro e maio. Durante estes meses pretende-se destacar artigos, fotorreportagens e vídeorreportagens que tenham sido publicadas na plataforma JRA nesse mesmo mês. Visa incentivar a participação ao longo do ano dos Jovens Repórteres para o Ambiente, com a publicação assídua de reportagens.

Vídeos Selecionados para o Concurso “25 videos for 25 years YRE”

By |

Para celebrar o 25º aniversário do programa JRA foi lançado um concurso especial com Vídeos de 1 minuto, através dos quais os JRA ‘s demonstram o significado e a importância deste programa. Foram selecionados 25 vídeos, partilhados no YRE Facebook page durante 2019 , para no fim do ano serem selecionados os 3 vencedores.

Publicação dos vídeos nomeados no Facebook:

Os 25 vídeos serão publicados no YRE Facebook page aleatoriamente. O primeiro é publicado no dia 23 de janeiro pelas 15:00 CEST. E 12 dias depois o número de gostos será contabilizado e outro vídeo publicado, e assim sucessivamente até acabarem os 25 vídeos.

O 1º, 2º e 3º lugares serão atribuídos através da seguinte forma:

O vídeo que tiver mais gostos no facebook receberá 12 pontos, o segundo com mais gostos 11 pontos. Apenas serão contabilizados os gostos na publicação original do YRE International.

Após os vídeos terem sido publicados, os Operadores Nacionais terão a oportunidade de votar. Serão livres de dar 1-12 pontos a qualquer um dos 25 vídeos – exceptuo os do próprio país.

Os vencedores são aqueles que obtiverem maior pontuação, após as duas formas de votação.

Parabéns a todos os nomeados! Estamos ansiosos para partilhar os vossos vídeos durante 2019!

De ressalvar a nomeação de 5 vídeos de Portugal para este concurso internacional.

A lista de nomeados:

  1. Canada: What is YRE to me?
  2. China: Guardian Little Messenger
  3. China: Silver Chain League
  4. China: Green Lighting
  5. China: Blue Sky and Blue Water! Protection starts at school!
  6. China: YRE-Be Active Actors of Beautiful China
  7. Greece: 25 Years of History
  8. Israel: What do you do with your electronic-waste?
  9. Israel: We care
  10. Israel: Work it out
  11. Italy: The environment game in my neighbourhood
  12. Malta: YRE Malta
  13. Montenegro: From contest to volontere
  14. Montenegro: We can all together
  15. Portugal: My experience as a YRE
  16. Portugal: 25 Videos for 25 years of YRE
  17. Portugal: YRE – “opening new opportunities for my life”
  18. Portugal: You…Listen!
  19. Portugal: YRE: A Mission for Life
  20. Slovakia: YRE Slovakia: We’re going further!
  21. Slovakia: Blowing in the Wind
  22. Slovakia: Reducing Waste – Pass it Forward
  23. Slovakia: Slovakia Mladi reporteri
  24. Turkey: Right Waste, Right Place
  25. Turkey: Makroproblem, Mikroplastic

JRA Portuguesa selecionada para participar na COP24

By |

O programa internacional Young Reporters for the Environment (YRE) vai estar representado por 6 jovens repórteres na COP24, que se realiza em Katowice, na Polónia, entre os dias 3 e 14 de dezembro. 

Nos últimos anos, os YRE têm tido a oportunidade de participar activamente nas COP (Conference of the Parties to the United Nations Framework Convention on Climate Change) e este ano a JRA portuguesa Maria Carreira vai integrar o grupo dos selecionados.

Os jovens estudantes terão a oportunidade, durante este evento, de participar na conferência e em outras sessões do programa, bem como de fazer entrevistas a entidades e pessoas de interesse, de forma a  reportar os diferentes temas relacionados com as alterações climáticas. Os jovens repórteres terão também a oportunidade de participar em workshops e em debates.

Os trabalhos desenvolvidos pelos jovens repórteres serão posteriormente publicados pela comissão internacional do Young Reporters for the Environment através do Exposure