Programa JRA marca presença no U!REKA Connects

Na semana passada, o Politécnico de Lisboa participou no U!REKA Connects, evento promovido pela U!REKA European University e organizado pela Metropolia University of Applied Sciences, em Helsínquia, Finlândia.

Durante o evento, foi apresentado o programa JRA a parceiros internacionais, num pitch que procurou inspirar novas colaborações e ampliar o trabalho em rede. A participação contou ainda com o envolvimento de cinco estudantes da licenciatura em Saúde Ambiental da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL), que acompanhados pelos docentes Cristina Cruz (ESELx) e Vitor Manteigas (ESTeSL), viveram uma experiência formativa imersiva, que reforçou a importância de envolver os jovens em soluções concretas para os desafios ambientais.

A equipa do Politécnico de Lisboa integrou também o grupo distinguido com o U!REKA Award for Boldness, prémio que reconhece ideias e ações inovadoras que desafiam o status quo no ensino superior, na investigação e no impacto social. A participação de instituições da rede FEE EcoCampus, como a ESTeSL (galardoada em 2024), reforçou o compromisso comum no ensino superior— nomeadamente o compromisso com a educação ambiental, o envolvimento estudantil e a promoção de soluções sustentáveis através da cooperação internacional.

O evento U!REKA Connects partilha os mesmos objetivos dos programas Jovens Repórteres para o Ambiente (JRA Portugal) e FEE EcoCampus, como a promoção da educação ambiental, a troca de boas práticas e o envolvimento dos estudantes em temas ligados à sustentabilidade.