O Conforto do Verde

Os espaços verdes são muito importantes, principalmente nos espaços urbanos, nomeadamente, nos espaços escolares. Quando bem tratados, têm diversas funções, tais como a fotossíntese, tendo como ação a diminuição do CO2 e o aumento do O2, permitindo-nos ter o oxigénio que todos nós precisamos para respirar. Os espaços verdes também são usados para a decoração de interiores e principalmente exteriores, fornecendo beleza natural e um ambiente mais vivo e mais confortável.

O verde que nos faz bem: como a natureza melhora a vida

As plantas ajudam a refrescar o ar, criando zonas mais agradáveis, especialmente durante os dias quentes. Isto acontece porque as folhas libertam vapor de água através de um processo chamado transpiração, que faz baixar a temperatura à sua volta. Por isso, uma rua com árvores pode ser vários graus mais fresca do que uma rua cheia de betão. Além disso, as plantas funcionam como uma espécie de “barreira natural ao som”. As folhas, troncos e ramos ajudam a absorver e a dispersar o ruído, tornando os espaços verdes mais silenciosos e tranquilos. Este efeito é especialmente importante nas cidades, onde o barulho constante pode causar stress e exaustão mental.

Filipa Verde

Na nossa escola, a Escola Secundária Filipa de Vilhena, existem vários espaços verdes que contribuem para um ambiente mais natural e agradável. No entanto, consideramos que esses espaços deveriam ser ainda melhores. Logo na entrada, há um canteiro onde crescem flores, plantas aromáticas, mas também espécies invasoras, que deviam ser controladas. Na zona verde de lazer, situada à frente do refeitório, encontra-se um espaço que deveria ser acolhedor e agradável. Este local possui um relvado criado com o intuito de proporcionar maior conforto aos alunos, de acordo com os seus interesses e necessidades, mas que não é mantido nas melhores condições pelas autoridades competentes. Este espaço pode ser usado para realizar piqueniques, conviver, socializar ou simplesmente relaxar num ambiente mais natural e agradável dentro da escola. Apesar dos espaços verdes darem vida e cor à escola, é evidente que necessitam de uma manutenção mais regular e atenta.

Dado isto, podemos concluir que os espaços verdes da Escola Secundária Filipa de Vilhena têm um enorme potencial para tornar o ambiente escolar mais agradável e acolhedor. Contudo, é fundamental investir na sua manutenção e valorização, de forma a que estes locais cumpram verdadeiramente a sua função: oferecer aos alunos um espaço de bem-estar, contacto com a natureza e convívio saudável. Com alguns cuidados e intervenções simples, seria possível transformar estes espaços em áreas vivas, harmoniosas e inspiradoras para toda a comunidade escolar

Constança Ramos, Matilde Gama e Rafael Dinis