Mundo Rock Street

A Rock Street, uma ideia de Roberto Medina (Presidente Rock in Rio) pretende criar algo mais íntimo para um público menor no Rock in Rio. Acreditando numa maior proximidade com os artistas e a promoção de novos grupos, este é o mote fulcral para este espaço.

A concretização da ideia partiu do Rock in Rio (RIR) Brasil, tendo ficado a cargo do cenógrafo Abel Gomes. A intenção foi a de conseguir chegar mais perto dos visitantes para além do rock, promovendo algo um pouco mais familiar.

A inspiração desta nova “rua” foi Nova Orleães, mas o apoio da TV Globo na construção destes sets foi fundamental, visto que esta utiliza o mesmo sistema para a gravação de telenovelas. Esta pequena “rua”, construída em Torres Vedras, teve por base o molde produzido no Brasil e este servirá também para a Argentina – Buenos Aires, que apresenta a sua primeira edição em 2013.

Mundo Rock Street

Bruce Leitman à conversa com os JRA

Os materiais que compõem a Rock Street são recicláveis. Na sua construção não foram removidas terras e todos os contentores que servem para criar os interiores das casas foram nivelados através de calços.

O sistema de saneamento da Rock Street está directamente ligado à rede do RIR. Este depósito independente reúne todas as descargas provenientes das zonas sanitárias, comerciais e food & beverage. Só depois da chegada ao depósito, os mesmos resíduos são dirigidos para a rede pública de saneamento. Em relação aos seus principais objetivos, encontrámos o dinamismo do comércio, a animação do público e de dar a conhecer a cidade retratada.

Na próxima edição do RIR em Lisboa, Bruce Leitman desvenda que será utilizado um novo tema inspirado noutra cidade. Quisemos saber mais detalhes, mas o mesmo reserva-se ao silêncio e surpresa.

 

Cláudio Escaleira, Mariana Xavier, Valter Freitas