A Reciclagem em Santo Tirso

Sabia que uma tonelada de papel reciclado salva cerca de 17 árvores? Sabia que a energia poupada pela reciclagem de uma garrafa de vidro é suficiente para uma lâmpada funcionar durante 4 horas? Sabia ainda que o biogás recolhido no aterro de Santo Tirso produz energia suficiente para abastecer a cidade 24 horas por dia? Estes e muitos mais factos importantes foram analisados na palestra promovida pela RESINORTE, intitulada “Resíduos Sólidos Urbanos – Tratamento e valorização”, que teve lugar no Instituto Nun’Alvres, em Santo Tirso.

Sabia que uma tonelada de papel reciclado salva cerca de 17 árvores?
Sabia ainda que a energia poupada pela reciclagem de uma garrafa de vidro é suficiente para uma lâmpada funcionar durante 4 horas?
Sabia que o biogás recolhido no aterro de Santo Tirso produz energia suficiente para abastecer a cidade 24 horas por dia?

Estes e muitos mais factos importantes foram analisados na palestra promovida pela RESINORTE, intitulada “Resíduos Sólidos Urbanos – Tratamento e valorização”, que teve lugar no Instituto Nun’Alvres, em Santo Tirso.

A RESINORTE é a entidade responsável pelo Tratamento e Valorização dos Resíduos Sólidos Urbanos produzidos nos 35 municípios da região Norte Central, abrangendo uma população de cerca de 1 milhão de habitantes. No entanto, seis deles produzem a mesma quantidade de lixo que os restantes vinte e nove. Encontramo-nos numa sociedade exageradamente consumista e, em média, cada pessoa produz cerca de um quilograma de lixo por dia.

Imagem_19_Aterros_Sanit_rios_1_710_999

Aterro sanitário

O lixo que não é exposto à triagem é encaminhado para os aterros, onde fica armazenado durante anos e anos. A quantidade de lixo acumulado nos aterros é cada vez maior, chegando até a ser muito superior ao espaço existente, obrigando ao transporte dos resíduos para aterros distantes.
A reciclagem ainda não é predominante em Santo Tirso, visto que a quantidade resíduos recicláveis recolhidos se encontra aquém do expectável. Grande parte da população pensa que ao fazer reciclagem está a tirar trabalho aos funcionários que fazem a recolha e a separação do lixo. Mas enganam-se. Ao fazer reciclagem, a população está, não só a ajudar o ambiente, como também a criar postos de trabalho.
Como diz na campanha dos 3R’s, “Reciclar é dar e receber”. É a contribuição para um mundo melhor, um mundo mais limpo. As grandes mudanças fazem-se através de pequenas mudanças. A mudança pode começar em cada casa, cada pessoa pode melhorar o mundo desde o seu quintal, à outra rua.