B3 ECO: um banco do futuro amigo do ambiente

B3 ECO: um banco do futuro amigo do ambiente - proposta da Escola Básica de Gualtar foi a vencedora no parlamento concelhio - abril de 2016 B3-eco é um projeto de um banco de rua/jardim com várias valências: biblioteca, tecnológica e ecológica. Foi pensado por um grupo de alunos do 8º ano das turmas A, B e G, da Escola Básica de Gualtar, em Braga. O projeto surgiu no âmbito do Parlamento Concelhio – Pequenos grandes Políticos, promovido pela Câmara bracarense. Jovens do terceiro ciclo são desafiados a apresentar um projeto que beneficie a cidade em áreas diversas: cultura, ambiente, urbanismo, educação, entre outras. O processo tem várias fases, culminando numa sessão plenária onde os jovens deputados defendem aguerridamente as suas ideias para construir uma cidade melhor. O projeto vencedor será, dentro do possível, executado pela Câmara.

fotosO nosso banco tem a forma de uma viola braguesa, permite o carregamento dos aparelhos eletrónicos e o fornecimento de informação diversa [roteiros turísticos: restaurantes, bares e gastronomia típica, onde ficar (incluindo Turismo rural), informações sobre a qualidade/poluição do ar; espaços de lazer ao ar livre, entre outras) através de um painel interativo. A fonte de energia é o sol, dado ter painéis solares implantados na parte superior ou traseira do nosso B3-eco. Funciona, ainda, como biblioteca ao ar livre (espírito do bookcrossing), isto é qualquer pessoa pode distribuir, dividir e partilhar livros. Cada um pode deixar um livro ou levar um livro. Temos livros nas prateleiras parados a ganharem pó que podem fazer as delícias de outros ( partilha-se e economiza-se papel). O banco comporta, ainda, um “chiclão”(recipiente para pastilhas elásticas e um ecoponto.

O banco será implementado pela cidade: zona histórica, Avenida Central, Avenida da Liberdade, Parque da Ponte; Bom Jesus…

Pretendemos incrementar hábitos de saber ser e saber estar; fornecer informação útil e meio de carregar aparelhos eletrónicos à população local e turistas; fomentar e preservação do meio ambiente, entre outros objetivos, tornando
BRAGA+
                                                                              cultural,
                                                                                              turística,
                                                                                                              inovadora,

 

Madalena Passos, 8ºB