Camilo conquista 1ºprémio na 3ª Edição do Prémio Mário Ruivo

O filme "ACQUA - A Guardiã da Terra", concebido no âmbito do Laboratório de Ideias, da Escola Secundária Camilo Castelo Branco, foi o vencedor da 3ª Edição do Prémio Mário Ruivo – Gerações Oceânicas, na categoria Futuro.

O filme “ACQUA – A Guardiã da Terra”, concebido no âmbito do Laboratório de Ideias, da Escola Secundária Camilo Castelo Branco, foi o vencedor da 3ª Edição do Prémio Mário Ruivo – Gerações Oceânicas, na categoria Futuro.

Saliente-se que este galardão homenageia não só a excelência cinematográfica mas também a dedicação à sensibilização ambiental. Criado em honra do cientista e político português Mário Ruivo, que se notabilizou na defesa dos oceanos, visa reconhecer obras que desencadeiam a reflexão e a ação sobre a importância da preservação marinha e do ambiente em geral.

A cerimónia de entrega decorreu no dia 16 de novembro de 2023, Dia Nacional do Mar, pelas 17h00, no espaço da Cinemateca Portuguesa, em Lisboa. Durante o evento, o filme “ACQUA – A Guardiã da Terra” foi aplaudido pelo contributo significativo para aquela que é a missão do prémio, sendo apresentado como um catalisador para a discussão sobre a responsabilidade coletiva na preservação dos oceanos e do meio ambiente.

Ao premiar esta curta-metragem, na categoria Futuro, o júri destacou a visão inovadora do filme que aborda as problemáticas atuais e perspetiva um olhar de esperança em relação ao futuro.

Para a equipa que trabalhou neste projeto «receber este reconhecimento do júri foi uma honra extraordinária que nos encheu de orgulho e validou o nosso trabalho e empenho. Apesar de vivermos numa região distante da costa, queremos sublinhar que a preservação do oceano é uma responsabilidade que transcende fronteiras geográficas. Este prémio fortalece a nossa convicção de que cada esforço, independentemente da origem, contribui significativamente para a proteção do nosso planeta.».

Desta forma, mais uma vez, a Escola Secundária Camilo Castelo Branco, através do seu Laboratório de Ideias, demonstrou o poder transformador da educação, da inovação e do cinema como forma de promover a cidadania ambiental e global.

Refira-se que a comunidade escolar, orgulhosa da conquista de “ACQUA – A Guardiã da Terra”, reafirma o compromisso contínuo na formação e na educação de jovens criativos e responsáveis, contribuindo para a construção de um espírito coletivo inovador que moldará o futuro ambiental do nosso planeta.

O vídeo pode ser visto acedendo ao link: https://filmfreeway.com/ACQUA849