Edelweiss: um símbolo alpino ameaçado

Edelweiss, a mística e lendária flor, o símbolo do amor e da vida alpina, é uma espécie da família Asteraceae conhecida cientificamente como Leontopodium alpinum. Habita preferencialmente zonas rochosas entre 1800m e 3000m de altitude e é característica de cadeias montanhosas como os Alpes e os Cárpatos. O seu caule pode crescer entre 3cm a 20cm, as suas pétalas em forma de estrela estão cobertas de pelos brancos como proteção ao frio, aridez e radiação ultravioleta, o que lhe confere uma cor esbranquiçada.

Edelweiss, a mística e lendária flor, o símbolo do amor e da vida alpina, é uma espécie da família Asteraceae  conhecida cientificamente como Leontopodium alpinum. Habita preferencialmente zonas rochosas entre 1800m e 3000m de altitude e é característica de cadeias montanhosas como os Alpes e os Cárpatos. O seu caule pode crescer entre 3cm a 20cm, as suas pétalas em forma de estrela estão cobertas de pelos brancos como proteção ao frio, aridez e radiação ultravioleta, o que lhe confere uma cor esbranquiçada. Esta flor tem a sua própria música Edelweiss, do musical de 1950 The sound of Music (“Música no Coração”) composta pelo grupo americano Rodgers and Hammerstein. É usada na medicina tradicional para a cura de doenças respiratórias e abdominais. Segundo uma lenda austríaca, esta flor representava a dedicação e a promessa de amor eterno quando um rapaz subisse às montanhas para a oferecer à sua amada.

 

Imagem3

Imagem 1- Espécie Leontopodium alpinum

 

A sua grande influência no quotidiano dos habitantes alpinos levou-a a ser atualmente vista como o símbolo nacional de países como a Áustria e a Suíça, onde é considerada uma espécie protegida desde 1878. (Parc Naziunal Svizzer). Nos últimos 200 anos esta flor foi colhida por turistas em enormes quantidades, o que motivou esta medida.

 

Imagem4

Imagem 2- Vale Müstair, Alpes Suíços

Por outro lado, de acordo com o jornal britânico Daily Mail, esta espécie pode vir a estar em perigo de extinção se as temperaturas no verão continuarem a aumentar como se tem verificado. A World Wide Fund for Nature, uma organização não governamental, já em 2003 alertou que um ligeiro aumento de 2oC poderia colocar as flores sensíveis alpinas em risco. As alterações provocadas pelo aquecimento global no seu habitat, levá-las-ia a serem substituídas por espécies adaptadas a ambientes mais quentes.Na sequência do trabalho de campo realizado aquando da participação na 26ª semana internacional de investigação sobre a vida selvagem, foi-me possível observar a formusura e imponência que Edelweiss tem nos Alpes Suíços, mais concretamente no Vale Müstair, Cantão Grisões que tem uma área territorial de 7105 km². A proteção desta espécie tem vindo a ser reforçada, quer pelas autoridades, quer pelos cidadãos que a identificam como símbolo da sua pátria. Deste modo, o Parque Nacional Suíço foi criado em 1914 com o objetivo, quer de servir a população, quer de proteger as inúmeras espécies alpinas existentes na região. (My Switzerland, 2016)

O estudo efetuado pelo Programa Global de Observação e Iniciativa de Investigação em Ambientes Alpinos (GLORIA) provou que existe uma ligação direta entre o aumento das temperaturas no verão e a alteração nas populações de plantas alpinas. Michael Gottfried, ecologista australiano e investigador deste programa afirmou que os resultados foram muito surpreendentes por estas alterações terem ocorrido num período de tempo muito pequeno. Deste modo, este fenómeno, em que espécies adaptadas a locais frios são substituídas por outras adaptadas a locais quentes, foi denominado pela sua equipa como thermophilisation. Foi também criado um thermophilisation indicator que os cientistas esperam ajudar em estudos similares futuros noutras partes do mundo. (DAILY MAIL, 2012)

A educação e sensibilização ambiental dos turistas que visitam os Alpes deve ser vista como um passo essencial para a preservação e conservação desta espécie, para que esta e outras flores únicas continuem a colorir e a embelezar a maior cadeia montanhosa da Europa.

 

Referências bibliográficas:

MAIL, D. (9 de Janeiro de 2012). Mail Online. Obtido em 26 de Fevereiro de 2016, de Daily Mail: http://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-2083967/Edelweiss-plants-A-risk-extinct-summers-gets-warmer.html

Parc Naziunal Svizzer. (s.d.). Obtido em 26 de fevereiro de 2016, de National Park: http://www.nationalpark.ch/en/flora-and-fauna/flora/edelweiss/

Switzerland, M. (2016). My Switzerland. Obtido em 26 de Fevereiro de 2016, de My Switzerland: http://www.myswitzerland.com/pt/parque-nacional-suico.html

Rita Marques Pinto, 12º1A