!Joaninhas VS Pulgões!

Vem conhecer a interessante luta contra a praga dos pulgões no qual é Homem que sai vitorioso! É através da luta integrada que Homem, respeitando a Natureza, consegue evitar danos e prejuízos agrícolas, utilizado uma espécie de inseto predadora dos pulgões, frequentemente conhecida como “Joaninha”.

Os Afídios

Os afídios, também conhecidos como pulgões ou piolhos-das-plantas, são pequenos insetos, pertencentes à superfamília Aphidoidea, que variam entre 1 a 10 mm de comprimento, que apresentam geralmente uma cor uniforme, baça ou brilhante, existindo espécimes castanhos, cinzentos, amarelos, verdes, vermelhos ou pretos, e que têm como particularidade a presença de um estilete, que permite a estes insetos furar a superfície de plantas e vegetais e, posteriormente, alimentarem-se da seiva do seu interior.

 Diapositivo1

Os afídios são uma das pragas que mais preocupam agricultores e silvicultores, não só porque diminuem o rendimento das plantas, cuja seiva lhes é retirada, colonizando, em grande número, caules, folhas, flores, frutos, etc, como propiciam outros problemas como, por exemplo, a “melada” que estes segregam favorece o aparecimento de fungos também prejudiciais a planta. Estes problemas podem levar à morte das plantas, dizimando produções agrícolas.

É por isso necessário controlar o seu aparecimento nas culturas, e a melhor maneira é incentivando e protegendo as espécies de insectos que deles se alimentam (afidófagos).

As Joaninhas

Uma das principais espécies predatória dos afídios é a tão conhecida “Joaninha”. As Joaninhas são um inseto da família Coccinellidae que possuem corpo semiesférico, cabeça pequena, 6 patas muito curtas e asas membranosas muito desenvolvidas, protegidas por uma carapaça quitinosa que geralmente apresenta cores vistosas, podendo medir entre 4 a 8 milímetros.

Diapositivo2

As Joaninhas são predadores no mundo dos insetos e alimentam-se de afídios e moscas da fruta, principalmente, e também de outros insetos, sendo que a maioria deles é nocivo para as plantas. Uma vez que a maioria das suas presas causa estragos às colheitas e plantações, as Joaninhas são consideradas benéficas pelos agricultores.

As Joaninhas na luta contra os Pulgões

A utilização de Joaninhas como método de controlo da população de pulgões, isto é, como “Biopesticida”, é um método de controlo de pragas utilizado num recentemente desenvolvido tipo de agricultura denominada Agricultura Biológica, que consiste na utilização de técnicas de pousio e de rotação de culturas e na utilização de insetos e adubos naturais em detrimento de adubos artificiais e pesticidas para uma produção mais natural e saudável.

A utilização destes Biopesticidas tem vantagens como o facto de possuírem uma atuação específica para determinada praga, a minimização à resistência genética por parte das pragas e o facto de não levantar problemas de toxicidade para o meio ambiente. Por outro lado, pode apresentar desvantagens, como o facto de, para se poderem utilizar estes métodos, ter de haver uma investigação que pode levar anos, a ação destes insetos ser lenta, a possível fragilidade destes insetos a pesticidas utilizados em áreas circundantes e a possibilidade de estes mesmos se tornarem em pragas, caso não haja um devido controlo da população destes.

 

Diapositivo3

Uma Joaninha consegue-se alimentar de 50 pulgões num único dia, quer esta se encontre em fase larvar ou em fase adulta. Deste modo, torna-se um grande agente na preservação de plantações agrícolas permitindo a manutenção destas sem existir qualquer dano prejudicial ao meio ambiente. Por outro lado, esta técnica de controlo de pulgões ainda não é muito utilizada em Portugal, sendo que apenas algumas hortas biológicas utilizam este método de luta integrada, ao contrário da Austrália, que já utiliza este método nas suas grandes produções agrícolas.

Por fim, podemos entender que as Joaninhas constituem um grande avanço na luta integrada contra pragas como os Pulgões, na medida em que se formam como um “Biopesticida” que não constitui qualquer tipo de perigo para o ambiente, formando-se assim como uma melhor alternativa aos pesticidas químicos que, para além de retirarem qualidade aos produtos agrícolas, prejudicam gravemente o meio ambiente.

 

Webgrafia:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Af%C3%ADdio

https://pt.wikipedia.org/wiki/Joaninha

http://interessespessoais.com/jardim/atrair-joaninhas-para-o-jardim-e-horta/

http://educacao.uol.com.br/disciplinas/biologia/joaninhas-inseto-e-um-predador-voraz.htm

https://prezi.com/nzcvdpai3fuy/copy-of-agricultura-e-sustentabilidade/

http://www.hortasbiologicas.pt/insetos-joaninhas.html

http://sustentabilidadeeaccao.blogspot.pt/2013/05/joaninhas-preciosa-ajuda-na-agricultura.html

Fonte Figura 1 – https://www.flickr.com/photos/mago62/2959552823/in/album-72157623415361831/

Fonte Figura2 –  http://animais.culturamix.com/curiosidades/joaninha-inseto

Fonte Figura 3 –  https://www.youtube.com/watch?v=2PoVY1RjDd4

Luís Silva (12.ºA), Miguel Demétrio (12.ºA), Ruben Gomes (12.ºA)