Praia das Avencas – Biodiversidade em perigo?

A Praia das Avencas, um verdadeiro paraíso de Biodiversidade, um abrigo dos ventos mais fortes, uma área protegida - por todos ou apenas por alguns?

A praia das Avencas (figura 1), localizada entre as praias da Parede e da Bafureira, no concelho de Cascais, possui uma zona rochosa entre marés onde uma enorme biodiversidade (ouriços
Fig. 1do mar, anémonas, actínias, caracóis do género Melaraphe, alface do mar, algas calcárias, entre muitos outros) sobrevive todos os dias às grandes variações de temperatura, salinidade e pH. Estes seres vivos suportam as ondas violentas que se manifestam ocasionalmente e subsistem aos ciclos de marés e à interferência humana.
É para este local que se deslocam os banhistas nos dias mais ventosos, que se deslocam os estudantes e
investigadores que pretendem observar e estudar a biodiversidade, que se deslocam os técnicos da autarquia a orientar visitas para sensibilizar a comunidade para a proteção deste ecossistema.
Para diminuir o pisoteio excessivo por parte do ser humano, a Câmara Municipal de Cascais definiu percursos que permitem a observação da biodiversidade e onde o visitante é surpreendido com a presença de actínias, de estrelas-do-mar, cabozes, Ouriços – do -mar, nudibrânquios, pilritos e gaivotas (Figura 2).
A praia das Avencas não é apenas um paraíso de biodiversidade, é também muito rica em património geológico. Fig. 2De acordo com o Professor Jorge Figueiras da Universidade de Lisboa, nas arribas desta praia são visíveis afloramentos rochosos constituídos por “rochas sedimentares carbonatadas, outras mais argilosas e outras simples ” onde se instalaram chorões e piteiras.

E as avencas que deram o nome a esta praia? Foram sendo substituídas ao longo do tempo por outras espécies, muitas delas deixadas no local por pessoas que não as queriam no jardim ou nas varandas.

Na visita realizada ao longo da arriba foi encontrado um único grupo desta maravilhosa planta de meio húmido (Figura 3).Fig. 3 Atualmente a praia das Avencas é uma área protegida onde não é permitido a recolha de espécies, o que no entanto não impede que se continue a poluir e a destruir. O lixo abandonado em qualquer local, ainda é um problema nesta praia (Figura 4).

Estes seres vivos enfrentam tantos obsFig. 4táculos diariamente para sobreviverem. foram o resultados de milhões de anos de evolução que o homem pode destruir “num abrir e fechar de olhos”. Queremos nós, seres humanos, constituir outro obstáculo à sobrevivê
ncia destes seres?
Queres ser tu responsável pela destruição do seu habitat, pela extinção de muitos deles? Queres tu ser o pesadelo destas espécies?

 

 

Lisa Figueiras
Escola Secundária de S. João do Estoril

Lisa Figueiras