Saída de campo ao Rio Leça para determinação da qualidade da água

Os alunos do 8º A da Escola Básica Eng. Fernando Pinto de Oliveira organizaram uma saída de campo ao rio Leça, num troço em Matosinhos, para avaliação a qualidade da água seguindo a metodologia proposta pelo Projeto Rios. Esta saída de campo realizou-se no âmbito do plano de ação do programa Eco-Escolas e permitiu aplicar conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Ciências Naturais, Físico-química e Cidadania e Desenvolvimento.

Os alunos do 8º A da Escola Básica Eng. Fernando Pinto de Oliveira organizaram uma saída de campo ao rio Leça, num troço em Matosinhos, para avaliação a qualidade da água seguindo a metodologia proposta pelo Projeto Rios.

Esta saída de campo realizou-se no âmbito do plano de ação do programa Eco-Escolas e permitiu aplicar conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Ciências Naturais, Físico-química e Cidadania e Desenvolvimento.

No mesmo dia de manhã, nas aulas de laboratório de Ciências-Naturais e Físico-Química, foram distribuídas as tarefas pelos grupos de trabalho e ditos os cuidados a ter para a segurança de todos. Foram esclarecidos os procedimentos a adotar nos registos das observações.

A primeira atividade, depois da chegada, foi fechar os olhos e sentir os odores, sons ou ruídos do local. Desta, seguiram-se algumas como a recolha de informação sobre o estado do rio e espaços envolventes, a identificação da biodiversidade, medição de parâmetros físico-químicos (temperatura, pH, transparência da água, nitratos, nitritos dimensão do canal, velocidade de água, entre outros), a determinação do caudal do rio, esboço da área a observar, recolha de lixo e muito mais.

No final, procedeu-se à avaliação da qualidade da água do rio Leça. Segundo a metodologia e os parâmetros indicados pelo projeto Rios, a qualidade da água foi, infelizmente, avaliada em medíocre.

Avaliação de parâmetros físico-químicos.

Identificação de macroinvertebrados.

Professores dinamizadores da saída de campo: Manuel Barreiro e Aldina Marques.

Ana Martins, 8ºA, Sofia Silva, 8ºA