Transporte o Ambiente!

Transporte o Ambiente!

O Rock In Rio (RIR) deste ano pretende que os portugueses procurem gastar e poluir o menos possível e para isso criaram o Stand Transportes Públicos.

A organização do RIR pretende reduzir as emissões de poluentes que são lançados para a atmosfera. Neste sentido, a produção do evento em conjunto com o Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações (MOPTC), criou uma rede de transportes para as deslocações para o recinto.

A publicidade desta ideia foi feita através de cartazes colocados em autocarros, sites na Internet, mailings e no site RIR.

Neste contexto, surgiram algumas iniciativas, das quais se destaca o Rock Card CP (RCCP). Este cartão inclui um bilhete de comboio, um bilhete RIR e transfers até ao recinto. Este sistema só funciona nos eixos Lisboa – Faro e Lisboa – Braga. No entanto, nos comboios Inter-cidades, existe um desconto de 30% para quem apresentar o RCCP.

Existem também três carreiras em funcionamento até às quatro horas da manhã, para que as pessoas se possam deslocar em segurança até aos seus destinos.

Para o dia 27 existiu um comboio especial para 1000 pessoas, sendo a procura do mesmo bastante elevada. No entanto, ainda ficaram aproximadamente, 1000 pessoas que só puderam viajar no dia seguinte devido ao facto de os bilhetes terem esgotado.

Transporte o Ambiente!_2

Como pudemos verificar nas entrevistas que realizámos, 3.380 pessoas aderiram aos transportes públicos. Este ano o MOPTC quis, também, incluir Faro nos circuitos, mas esta não foi uma boa aposta e tiveram mais aderentes da parte norte do país, informação revelada por uma fonte da CP. Porém o público que aderiu ao RCCP tem algumas queixas devido ao “difícil escoamento dos passageiros”, como nos relatou uma jovem.

Os JRA tentaram alertar os entrevistados para que tenham consciência de que os actos que cometem podem reflectir-se negativamente no nosso planeta, ajudando à sua destruição.

Um dos lemas do RIR é “Eu Vou de Transportes Públicos” e é a isso que os JRA apelam, como bons amigos do ambiente.

(Grupo E)

 

Catarina Borges, Mariana Dias, Bruno Silva