
“Vida” na alimentação
Seres vivos como leveduras e bactérias são utilizados na industria alimentar.

Mãos na terra: redescoberta da Ciência e da Sustentabilidade
A turma do 2.º A da Escola Básica de Fundo de Vila, do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, teve uma experiência educativa que se revelou, simultaneamente, muito divertida – a realização de sementeiras. A atividade teve como objetivo primordial ensinar as crianças sobre a importância da agricultura e da preservação da natureza.

O Verde Secreto das Cidades: O Poder das Hortas Comunitárias
No coração do betão e do asfalto, um fenómeno silencioso ganha cada vez mais espaço nas nossas cidades. Entre prédios e ruas movimentadas, pequenos retalhos verdes transformam-se em pontos de encontro, de partilha e de vida. Falo das hortas comunitárias, que nos últimos anos deixaram de ser uma raridade para se tornarem parte integrante da paisagem urbana portuguesa.
Estas manchas verdes são verdadeiros pulmões sociais, lugares onde as relações humanas florescem lado a lado com alfaces, tomates e ervas aromáticas. A horta comunitária de Gualtar, Braga, é um destes espaços.

Fava em alerta
As leguminosas, como o feijão, a ervilha, a lentilha, o grão-de-bico e as favas, são ricas em proteínas, fibras, vitaminas e minerais, tendo sido apontadas pela ONU como uma alternativa alimentar sustentável na adaptação às alterações climáticas e a proteção dos solos.
As favas são uma presença assídua nas hortas portuguesas no inverno e, naturalmente, na gastronomia tradicional. Apesar de muito rústicas e fáceis de cultivar, podem ser afetadas por algumas doenças e pragas. Quando a prevenção não for suficiente, o tratamento e combate é possível com recurso a soluções sustentáveis simples como a solução de água a vinagre.
You must be logged in to post a comment.