Tema JRA: Agricultura e Alimentação

Praga destrói laranjais do Parque Natural do Vale do Tua

Praga destrói laranjais do Parque Natural do Vale do Tua

Uma praga está a ameaçar a produção da laranja do Vale do Tua, um produto local reconhecido pela sua qualidade e cultivo sustentável. A mosca-do-mediterrâneo está a provocar a queda prematura dos frutos, reduzindo drasticamente a colheita e gerando preocupação entre os agricultores. A situação põe em causa a produção e a economia local, como revelam os produtores da região, que alertam para a urgência de medidas eficazes e apoio técnico para travar a expansão desta praga.

ENERGIA RENOVÁVEL NA AGRICULTURA DE CARRAZEDA DE ANSIÃES

ENERGIA RENOVÁVEL NA AGRICULTURA DE CARRAZEDA DE ANSIÃES

A aposta em energias renováveis começa a ganhar terreno na agricultura de Carrazeda de Ansiães. Com muitos dias de sol ao longo do ano, os painéis solares surgem como uma solução sustentável para reduzir custos e a poluição. Na Quinta da Bulfata, o enólogo Victor Rabaçal substituiu o gerador a gasóleo por energia solar, eliminando despesas energéticas anuais e tornando a exploração mais ecológica. Apesar do investimento inicial elevado, esta prática reflete a crescente preocupação ambiental dos agricultores e o alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Queimadas Urbanas e Rurais, problema ambiental e social

Queimadas Urbanas e Rurais, problema ambiental e social

As queimadas urbanas e rurais são um problema grave que afeta o ambiente, a saúde das pessoas e a segurança das comunidades. Na maioria dos casos, são provocadas pela ação humana e tornam-se mais frequentes em períodos de seca. Esta pesquisa sobre as queimadas na nossa zona geográfica tem como objetivo perceber o impacto que tem na biodiversidade e florestas. Todas as imagens aqui expostas foram cedidas pelos Bombeiros Voluntários de Fajões.

“A Feira de Outono ensina?”

“A Feira de Outono ensina?”

A “Feira de Outono” é uma tradição no Agrupamento de Escolas Terras do Ave, que envolve todo a comunidade educativa, sendo um dos maiores acontecimentos. Mas será que esta tradição não passa de um encontro de diferentes pessoas da comunidade ou será que permite aprender e ensinar sobre a sustentabilidade, nas suas diferenças dimensões? OS JRA foram à procura das respostas.