Tema JRA: Cidades e Mobilidade

Green roofs – a new life to city’s monotony

Green roofs – a new life to city’s monotony

The energy crisis we face affects our society at very different levels from the environmental up to the economical one. Among the many solutions to address this problem, the construction of sustainable houses improving energy consumption should be even more debated and protected by tax incentives.

Sistema de Recolha de Resíduos Sólidos Urbanos: a singularidade do Parque das Nações

Sistema de Recolha de Resíduos Sólidos Urbanos: a singularidade do Parque das Nações

O Sistema de Recolha de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) do Parque das Nações, sistema único em Portugal, apresenta inúmeras vantagens associadas à sua utilização. Contudo, essas vantagens implicam o cumprimento de uma série de regras por parte dos respetivos utilizadores, residentes nesta zona da cidade de Lisboa. Os horários de deposição, o tipo de resíduos a depositar e as condições em que essa deposição é feita, são fatores relevantes para o cumprimento dos desígnios associados ao sistema: proteção ambiental e garante da saúde pública.
Numa fase inicial de diagnóstico, identificou-se ser o Sistema de Recolha de RSU do Parque das Nações desconhecido para a generalidade dos estudantes da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) que têm aqui uma oportunidade para perceber a relevância, e o modo de funcionamento, de um sistema desta natureza.

“Monstros à solta” em Gaia

“Monstros à solta” em Gaia

A deposição de resíduos sólidos em terrenos à beira da estrada ou junto a contentores do lixo, está a prejudicar os nossos ecossistemas e a incomodar as pessoas. É uma situação preocupante e a freguesia da Madalena em Vila Nova de Gaia não escapa a esta situação. Mas há alternativas.

Os Impactos dos Nossos Carris

Os Impactos dos Nossos Carris

Para transportar 1300 pessoas é necessário um comboio, 26 autocarros ou 812 automóveis. Para transportar 50 000 pessoas, por hora e direção, são necessários 175 metros de largura de estrada para os automóveis, 35 metros de largura de estrada para os autocarros, ou uma via ferroviária, com 9 metros de largura. Que impactos ambientais têm estes números?