Combater as ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS

As intervenções no espaço escolar visam transformar o espaço exterior num ambiente mais acolhedor, educativo e sustentável, promovendo a cultura e o bem-estar dos alunos e da comunidade e a integração da natureza no quotidiano de todos.

Tendo em conta a preocupação com as alterações climáticas, que têm vindo a crescer de forma acelerada, a principal intervenção a realizar é:

1) a criação de um lago natural de pequena profundidade e com áreas suficientes para a inserção de plantas aquáticas, com margens em relva junto com flores coloridas e criação de passagens para o lago feita com pedaços retangulares de granito;

2) o aumento da vegetação (árvores, arbustos e plantas aquáticas) em torno do lago, ou nas proximidades;

3) a construção de um auditório/anfiteatro natural.

Esta intervenção visa criar espaços em prol do combate às alterações climáticas, como:

– O charco, que será cuidadosamente implantado neste espaço, desempenhará um papel crucial na regulação do clima local. Ele funcionará como um filtro natural, ajudando a controlar o ciclo da água, prevenindo inundações e recarregando os lençóis freáticos. Além disso, esse ecossistema aquático contribui para a mitigação das ilhas de calor urbanas, absorvendo o calor e proporcionando um ambiente mais fresco, aumentando, também, a biodiversidade.

– As árvores, que serão plantadas, além de embelezar a área, são aliadas poderosas na luta contra as mudanças climáticas. Elas absorvem carbono, um dos principais responsáveis pelo aquecimento global, e libertam oxigénio, melhorando, assim, a qualidade do ar. Mais do que isso, suas copas oferecem sombra natural, ajudando a reduzir as temperaturas ao seu redor, criando um ambiente mais confortável para os utentes e visitantes.

– O auditório ao ar livre, será um local perfeito para eventos culturais que aproximam a comunidade das questões ambientais. Além de promover a educação, ele será um ponto de encontro para a discussão sobre sustentabilidade e mudanças climáticas.

Resumindo, esta intervenção central resolve questões ambientais, pedagógicas e de bem-estar, criando um espaço sustentável, multifuncional e enriquecedor para todos os que utilizam a escola e outros. Também tem como finalidade combater as alterações climáticas.

VÍDEO:

https://www.canva.com/design/DAGax86y4Zw/BJKKt35NBTx6Esj_E1bVeg/watch?utm_content=DAGax86y4Zw&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=uniquelinks&utlId=he50db215e7

ou

Adriana Torres, Ângela Alves, Carlos Júnior, Filipa Correia, Gustavo Silva, Gustavo Cambas, Gustavo Macieira, Inês Ferreira, Maria Sousa, Miguel Vieira