Metodologia JRA : 4 passos
JRA envolve participantes com idades entre 11-21. Os jovens “aprendizes de jornalistas” realizam investigação acerca das questões da sustentabilidade, com enfoque no ambiente, observando questões, problemas e soluções. Elaboram posteriormente reportagens sob a forma de artigos, fotografias ou vídeos.
O programa desenvolve os conhecimentos dos participantes sobre questões ambientais, competências nas áreas da comunicação, cidadania, iniciativa individual, trabalho em equipe, análise crítica, responsabilidade social e liderança.
JRA utiliza uma metodologia de quatro etapas experimentadas e testadas:
1 – Investigar
Investigar um tema ou problema ambiental local :
–Identificar, definir e comunicar um problema ambiental local e / ou emissão
–Investigue (procurar, comparar, interpretar, avaliar) as informações relevantes a partir de fontes primárias e secundárias
–Identificar os indivíduos e grupos chave e descobrir o que as suas diferentes perspectivas sobre a questão são, suas abordagens para resolvê-lo, e seus pressupostos e objetivos
–Realizar uma pesquisa original, tais como inquéritos / questionários, e entrevistar indivíduos ou grupos-chave para obter informações em primeira mão
– Cubra implicações históricas, económicas, sociais e / ou políticos relevantes e as possíveis consequências do problema ou questão
–Vincular o problema ambiental local e / ou emissão para o quadro global maior (problema)
2 – Propôr soluções
Propor soluções para um problema ou questão ambiental local:
– Identificar uma possível solução para um problema ou questão ambiental avaliando a sua provável eficácia, e apresentando argumentos a favor e contra (prós e contras; diferentes pontos de vista, preservativas e opiniões)
– Desenvolver e propor uma solução e justificá-la (com base nos factos e entrevistas da reportagem; não é uma opinião do autor)
3 – Reportar
– Identificar qual o público-alvo e escolher a melhor forma de o atingir ou seja, que a media é que eles costumam ler/ ver / ouvir?
– Planear como apresentar a reportagem sobre o problema (O Quê? Como? Quando?). Utilizar o formato e estilo jornalístico adequado
– Criar um artigo, fotografia, fotorreportagem de até 12 fotos ou vídeo que documente o problema e / ou questão ambiental; sempre que possível, deve ser sugerida uma solução
– Adopta uma abordagem positiva focada na procura de soluções e que inspire a mudança
4 – Disseminar
Divulgar para o público local:
– Establecer contactos/parcerias com os meios de comunicação social locais (exemplo: jornal blog o facebook da escola e/ou do município, jornal ou rádio local)
- Partilhar (divulgar) o trabalho junto público local, através dos diversos meios de comunicação ao alcance: jornal, revista, rádio, televisão, social media , exposições, filme show, eventos locais, etc.
Nota importante:
Deverão sempre ser respeitados os direitos de autor quando não se tratar de material original (exemplo músicas ou imagens). Na escrita ,as citações e fontes devem ser corretamente referenciadas.
Designa-se copyright ou direitos de autor, um conjunto de direitos legais que um autor detém sobre a sua produção durante um período de tempo.
- Tendencialmente o copyright cobre todas as formas de utilização;
- A maior parte da informação disponível está coberta por direitos de copyright;
- Constituem exceção, algumas obras de “domínio público”, que podem ser reproduzidas e utilizadas por todos.
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