Ana Cunha

By 14/11/2023 Biografias
 

Ana Cunha: Licenciada em Arquitetura (1993 – 1998). Pós-Graduação em Conservação e Restauro Património (1999). Possuí um MBA (10/09/2019 – 13/07/2020) e frequenta Doutoramento em Arquitetura (à data)

 – Foi Consultora / Colaboradora na Associação de Desenvolvimento de Gois e da Beira Serra – ADIBER (1998 – 2000)

 – Arquiteta no Gabinete Técnico Local – Câmara Municipal de Arganil (1999 – 2000)

– Arquiteta no Gabinete Técnico Local – Câmara Municipal de Góis (2000 – 2002)

– Colaboradora na Associação Pinus Verde (2001 – 2002) – Responsável pela Conceptualização e materialização de Rede de Lojas Aldeias do Xisto e Loja Móvel Aldeias do Xisto; Elaboração de Candidatura aos fundos da EAGRANTS e implementação do projeto Património do Xisto, Projeto em parceria com a Noruega, cidade de Roros, cidade mineira, Património da Humanidade.

– Colaboradora na Associação para o Desenvolvimento Sustentável das Aldeias do Xisto – ADXTUR (2003 – Atual) – Coordenação de departamentos da Agência e responsável pelo Departamento de Ordenamento; Co elaboração de candidatura ao PROVERE – “Aldeias do Xisto”; Conceptualização e acompanhamento do Projeto Lojas Aldeias do Xisto numa vertente de complementaridade sócio económica nas aldeias da rede, bem como agregação de público jovem da áreas do design.

– Arquiteta Coordenadora (2003 – 2005) – Gabinete Técnico Local – Freguesias Tradicionais da CM do Fundão.

– Arquiteta Coordenadora (2005 – 2006) – Gabinete Técnico Local – Gardunha Aldeias Património da CM do Fundão.

– Chefe de Divisão de Desenvolvimento e Ordenamento do Território na Câmara Municipal do Fundão (2006 – 2010) – Orgânica da Câmara Municipal que integra o Gabinete das Freguesias, Gabinete Zona Antiga, Centro de In­formação Ambiental, Gabinete Florestal, Agenda 21, Gabinete de Topografia e Gabinete de Sig, uma equipa pluridisciplinar de 17 técnicos. Tem como responsabilidades a elaboração de planos de ordenamento estratégicos por todo o concelho, planos de salvaguarda, bem como o acompanhamento do Plano Diretor Municipal em revisão. Elaboração de projetos de arquitetura, implementação da Agenda 21 Gardunha, concentrar toda a informação em SIG disponibilizado na intranet e Internet.

  1. Concentrou a elaboração de candidaturas ao III QCA – Quadro Comunitário de Apoio;
  2. Concentrou a elaboração de candidaturas ao QREN – Quadro de Referência Estratégica Nacional, nomea­damente, ao Programa Operacional da Região Centro – Parcerias para Regeneração Urbana – POLIS 21, APROVADO;
  3. Como elemento da direção – vogal – da Agência de Desenvolvimento Gardunha 21, elaboração de can­didatura PROVERE, em parceria com o ICNB – “BuY Nature”, turismo sustentável em áreas classificadas, tendo assumido a coordenação técnica.

– Chefe de Divisão de Ordenamento, Planeamento e Qualidade de Vida na Câmara Municipal do Fundão (2011 – Atual)

Orgânica da Câmara Municipal que integra o Gabinete das Freguesias, Gabinete Zona Antiga, gabinete de Ambiente e Floresta, Agenda 21, Gabinete de Topografia, Gabinete de Sig e Fiscalização; uma equipa pluridisciplinar de 17 técnicos.

Tem como responsabilidades a elaboração de planos de ordenamento estratégicos por todo o concelho, planos de salvaguarda, bem como o acompanhamento do Plano Diretor Municipal em revisão. Elaboração de projetos de arquitetura, implementação da Agenda 21 local nas aldeias da serra da Gardunha, concentra a coordenação de toda a informação em Sig disponibilizada na intranet e Internet, nomeadamente na construção do Geo Portal.

  1. Concentrou a elaboração de candidaturas ao III QCA – Quadro Comunitário de Apoio;
  2. Concentrou a elaboração de candidaturas ao QREN – Quadro de Referência Estratégica Nacional, nomea­damente a elaboração da candidatura e coordenação da sua aprovação da ARU – Área de Reabilitação Urbana. Implementação do FZA – Fundo Zona Antiga; fundo municipal de apoio e incentivo à reabilitação urbana promovendo a ORU – Operação de Reabilitação urbana sistemática;
  3. Concentrou a coordenação da candidatura PEDU – Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano – que integram ações estratégicas de reabilitação urbana ao nível do edificado e espaço público incluindo um plano de mobilidade para a cidade do Fundão e freguesias periurbanas.
  4. Concentrou o desenvolvimento de classificação de imóveis e zonas históricas em articulação direta com a DGPC – Direção Geral do Património Cultural.
  5. Elaboração da Candidatura e coordenação da sua aprovação da Paisagem Protegida Regional da Serra da Gadunha;
  6. Como elemento do Conselho Diretivo da Agência de Desenvolvimento Gardunha 21, é responsável pela implementação do plano de Gestão da Serra da Gardunha.
  7. Elaboração de candidaturas para a constituição de Áreas de Reabilitação Urbana – ARU Zona Antiga do Fundão; ARU Janeiro de Cima; ARU Barroca, ARU Alpedrinha; ARU Castelo Novo
  8. Elaboração de candidaturas para a constituição de Áreas de Reabilitação Urbana para todas as freguesias do concelho.
  9. Elaboração de ORU sistemática para Zona Antiga do Fundão; Janeiro de Cima; Barroca, Alpedrinha; Castelo Novo e Alcaide.
  10. Responsável pela submissão da candidatura ECOXXI, bandeira verde dos municípios, desde o ano 2013 até à presente data.
  11. Coordenação da equipa externa que desenvolveu a Estratégia Local de Habitação.
  12. Coordenação da equipa externa que se encontra A desenvolver o PAESC- Plano de Ação para a Energia Sustentável e Clima para a aldeia Histórica de Castelo Novo.
  13. Coordenação da equipa externa que se encontra A desenvolver o PAESC- Plano de Ação para a Energia Sustentável e Clima para o concelho do Fundão.
  14. Coordenação da equipa externa que se encontra a desenvolver a Carta Municipal de Habitação.
  15. Coordenação das candidaturas 1º Direito e BNAUT integradas no Programa PRR Habitação
  16. Coordenação da equipa interna da DOPQV que desenvolveu a revisão do PDM do Fundão.