No passado mês de maio, foram destacados quatro trabalhos, todos no formato de artigo.
O primeiro trabalho selecionado é um artigo da autoria do Freelancer João Pedro Costa: “Já lanchou hoje? Sintra promove projeto de responsabilidade ambiental junto da população” que nos retrata a oferta de um sistema de recolha de biorresíduos (restos de comida) acessível para toda a população e desenvolvida pelos Serviços Municipalizados de Sintra.
O segundo trabalho selecionado é outro artigo da autoria da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, mais especificamente, das alunas Íris da Silva Marques e Madalena Ribeiro Bolou: “Descargas das Agropecuárias no Rio de Tornada” que nos fala acerca da realização de descargas de suiniculturas nos afluentes do Rio Tornada, que têm levado à contaminação da bacia hidrográfica das ribeiras do Oeste, onde está inserida a Baía de São Martinho do Porto.
O terceiro trabalho selecionado é também um artigo da autoria de Angélica Cardoso, Inês Silva e Luana Oliveira da Escola Básica de Palmeira: “Clube Ciência Viva cria sabão natural para promover consumo consciente” que nos explica o processo de desenvolvimento do sabão natural como forma de sensibilizar para a importância de mudar comportamentos ao relação ao consumo excessivo e esgotamento de recursos naturais
O quarto trabalho selecionado foi, novamente, um artigo do Agrupamento des Escolas de Vila de Cova, da autoria dos alunos Amadeu Figueiredo, Ana Silva, Juliana Sá e Mariana Jardim: “Que água é esta? O início de um projeto” que nos fala um pouco acerca de uma saída de campo à Ribeira de Enxate para iniciação de um projeto de monitorização da qualidade de água.
Consulte todas as reportagens premiadas neste mês aqui.