No âmbito do Desafio #JRAficaemcasa, campanha lançada em pleno estado de emergência, foi lançado um desafio às Escolas e aos Jovens Repórteres para o Ambiente.
O mesmo consistia em fazer uso das competências que se procuram criar num Jovem Repórter para o Ambiente, mesmo estando em casa, explorando ao máximo as redes sociais (Facebook, Instagram, Skype, ZOOM, etc), elaborando entrevistas a pessoas e entidades que possam ser do interesse desta nova conjuntura social, uma vez que as mesmas se encontram mais disponíveis! Ver mais Aqui.
É inevitável destacar a grande adesão e atividade demonstrada por parte dos Jovens Repórteres para o Ambiente Portugueses desde os primórdios do lançamento do desafio, tendo sido agregados numa página principal todos os trabalhos que nos chegaram sobre a pandemia de COVID-19 nesta página! Esta iniciativa serviu de inspiração para outros países que trabalham o Programa internacionalmente, tendo sido criada uma categoria própria de competição intitulada Stay Home But Stay Active e identificada a partir da hashtag #YREstayshome.
Neste contexto, têm vindo a ser destacados vários trabalhos Portugueses (#JRAficaemcasa), que para além de serem agregados na página já mencionada acima, têm vindo a ser premiadas na categoria #JRAficaemcasa, como se pode verificar na reportagem do mês de março e na de abril.
Além do mais, salienta-se o facto de duas reportagens portuguesas terem sido destacadas para o World Teenage Reporting Project: Covid-19, projecto que visa reunir um conjunto de histórias realizadas por jovens repórteres durante a pandemia de Coronavírus. Os Jovens Repórteres destacados foram:
- Lara Ferreira, aluna da Escola EB 2,3 André Soares (Ver reportagem & Notícia)
- Diogo Martins, JRA Freelancer (Ver reportagem)
Estas e mais histórias relacionadas, ou não, com a pandemia poderão ser consultadas na plataforma YRE Hub.