Prémio Reportagem do Mês
O que é
A Reportagem do Mês é uma iniciativa que visa incentivar a participação contínua no projeto Jovens Repórteres para o Ambiente, premiando as melhores reportagens publicadas em cada mês no PORTAL DE REPORTAGENS JRA
Objetivos
– incentivar a participação dos Jovens Repórteres ao longo do ano letivo
– premiar e divulgar os melhores trabalhos de reportagem
Como participar
Para participar basta publicar!
No caso de se tratar de um grupo escolar o(a) professor(a) coordenador(a) do projeto deverá aceder ao PORTAL DE REPORTAGENS JRA ⇒ e publicar os artigos, fotografias, vídeos ou podcasts realizados pelos seus alunos.
Se se tratar de um grupo informal de jovens ou de freelancers deverão igualmente publicar as reportagens no mesmo local ⇒.
Nota: o login e password de acesso forma criados aquando do registo na plataforma. Se não possui os acesso registe-se aqui ou contacte jra@abaae.pt | 213942742.
Prazos
O Concurso decorre entre Janeiro e Maio de cada ano letivo.
São consideradas elegíveis para “JRA do mês” as reportagens em qualquer modalidade (artigo, fotografia, vídeo ou podcast) publicadas entre o primeiro e último dia de cada mês, com início em janeiro.
Exemplo: JRA do mês de janeiro – reportagens publicadas entre 01-01 e 31-01; JRA do mês de fevereiro – reportagens publicadas entre 01-02 e 29-02;
Prémios
O prémio consiste em 1 Kit JRA por reportagem destacada: 1 bloco JRA + 1 publicação + pins JRA
Reportagens do mês destacadas ao longo dos anos
Janeiro 2024Artigo
O impacto da inteligência artificial no ambiente
Por Gustavo Santos
(EB 2,3 André Soares)
Janeiro 2024Artigo
Alterações climáticas alteram as tradições vinícolas
Por Luís Martins
(Freelancer)
Janeiro 2024Fotografia
Turistar sem arrasar
Por Isabela Azevedo
(Escola Básica e Secundária de Canelas)
Janeiro 2024Vídeo
Um passeio na Ribeira da Cabrela – Dia Nacional da Água
Por Ema Martins e Henrique Martins
(Escola Básica e Secundária Alto dos Moinhos)
Janeiro 2024Vídeo
Dentro da Caixa
Por Rodrigo Monteiro, José Moreira e Mara Araújo
(Escola Secundária Camilo Castelo Branco)
Janeiro 2024Podcast
PodCast – “H2On”
Por A. Bondarenko, D. Jesus, D. Marques, D. Koja, G. Florência, I. Rabelo, L. Santos, O. Xiang,
R. Domingos, S. Silva, T. Vicente, L. Sousa, G. Almeida, D. Reis, D. Santos e S. Loureiro
(Escola Profissional da Nazaré)
Fevereiro 2024Fotorreportagem
O Sol volta a despertar as invasoras
Por Filipa Tavares
(Escola EB 2,3 André Soares)
Fevereiro 2024Fotocampanha
Unindo forças para salvar os Oceanos – a luta contra o plástico…
Por Diogo Machado, Guilherme Coelho e Henrique Costa
(Escola Básica de Palmeira)
Fevereiro 2024Videorreportagem
Lixo Marinho: um problema mundial com origem local
Por Alina Narciso, Ana Maria Alves, André Guerreiro, Carolina Reto, Inês Palma, Inês Vale, João Fonseca, Mariana Mota e Rodrigo Pereira
(ESTeSL)
Março 2024Artigo
Resíduos orgânicos? Agora é no contentor castanho!
Por André Manteigas
(Freelancer)
Março 2024Fotorreportagem
Apanha do Sargaço, a sustentabilidade de uma tradição
Por Diogo Martins
(Freelancer)
Março 2024Fotorreportagem
A arte sustentável em vias de extinção
Por Luís Martins
(Freelancer)
Abril 2024Artigo
Projeto “Plas2Nano” da FCUP dá uma nova vida aos plásticos marítimos
Por Joana Mendes
(Escola Secundária da Gafanha da Nazaré)
Abril 2024Videorreportagem
A celebração do património esquecido
Por Diogo e Luís Martins
(Freelancers)
Abril 2024Videorreportagem
Separar, compostar, filtrar
Por Francisca Almeida, Joao Nuno Ferreira e Rita Francisco
(Agrupamento 191 de Aveiro)
Abril 2024Podcast
Kids Dive – Oceanário de Lisboa (Proteção dos Oceanos)
Por Maria Roque
(Escola Básica e Secundária do Alto dos Moinhos)
Maio 2024Artigo
Campanha de controlo do chorão-das-praias: uma espécie invasora nas areia dunares da praia do Furadouro
Alunos do Ecoclube Júlio Dinis
(Escola S/3 de Júlio Dinis de Ovar)
Maio 2024Artigo
SMILE Sintra: já sorriu hoje para o ambiente? Fundação Aga Khan lança App de consciência ambiental local, em parceria com o Município de Sintra
Por João Pedro Costa
(Freelancer)
Maio 2024Videorreportagem
Mesa Sustentável
Por André Araújo, Tomás Santos e Leonardo Correia
(Escola Profissional de Salvaterra de Magos)
Maio 2024Podcast
PODVerde com os ODS 7, 11 e 12 e o movimento BIOPOWER
Por Susana Almeida, Matilde Gouveia e Samuel Ferreira
(Escola Projeto Plural)
Janeiro 2023Artigo
Lojas Sustentáveis: dificuldades e desafios
Por Mariana da Silva Martin
(EB 2,3 André Soares)
Janeiro 2023Artigo
Um assasino escondido: o que aconteceu aos anfíbios do Gerês?
Por Luís Martins (Freelancer)
Janeiro 2023Vídeo
Running Out Of Time na EBSAM
Por Ariadna e Eldár Hilário
(EBS Alto dos Moinhos)
Fevereiro 2023Fotografia
Na Reserva Natural do Paúl Boquilobo
Por Francisco Cardoso, Mariana Martins,
João Pinho e Rui Rodrigues
(Escola Profissional Gustave Eiffel, Entroncamento)
Fevereiro 2023Fotografia
Jardins Verticais: uma resposta à urgência climática
Por Luís Martins
(Freelancer)
Fevereiro 2023Podcast
À conversa com João Costa, autor de “Tomé, o Bicho-pau”
Por Filipa Tavares
(EB 2,3 André Soares)
Março 2023Vídeo
Àrvores Urbanas: um recurso valioso
Por Mafalda Bueso
(Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga)
Abril 2023Artigo
Dar um passeio na cidade não é igual para todos
Por Emília Simões e Júlia Henriques
(Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro)
Abril 2023Fotorreportagem
Alunos de Braga juntos na luta às vespas Asiáticas
Por Briana Ferreira e Joana Capa
(Escola EB 2,3 André Soares)
Abril 2023Fotocampanha
A Água que vestimos
Por Dinis Cirne
(Escola Básica e Seucndária de Canelas)
Abril 2023Vídeo
Under the surface: the unknown importance of Wetlands
Por Diogo Martins e Gašper Roblek
(Freelancers)
Abril 2023Podcast
‘PODverde’ – Podcast ODS 4 e 15
Por Alunos do 1º e 3º ano
(Escola Profissional Projeto Plural)
Maio 2023Artigo
Já lanchou hoje? Sintra promove projeto de responsabilidade ambiental junto da população
Por João Pedro Costa
(Freelancer)
Maio 2023Artigo
Descargas das agropecuárias no Rio de Tornada
Por Íris Marques e Madalena Bolou
(Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro)
Maio 2023Artigo
Clube Ciência Viva cria sabão natural para promover consumo consciente
Por Angélica Cardoso, Inês Silva e Luana Oliveira
(Escola Básica de Palmeira)
Maio 2023Artigo
“Que Água é esta?” O início de um projeto
Por Amadeu Figueiredo, Ana Silva, Juliana Sá e Mariana Jardim
(Agrupamento de Escolas Vila Cova)
Janeiro 2022Artigo
Abacate: uma moda que desertifica o Algarve
Por Luís Martins (Freelancer)
Janeiro 2022Artigo
“Árvores bombeiras” para travar os grandes incêndios
Por Vicente Edra (Escola EB 2,3 André Soares)
Janeiro 2022Artigo
Pescadores da Costa da Caparica, conscientes das implicações da sua atividade, querem ser parte da solução
Por Flávia Romão (ESTeSL)
Janeiro 2022Videorreportagem
O lixo marinho não nasce no mar
Por Filipe Ferreira (Escola Básica e Secundária de Canelas)
Fevereiro 2022Fotorreportagem
Aldeia desaparecida, torna-se atração turística
Por Vicente Edra (Escola EB 2,3 André Soares)
Março 2022Artigo
BioTint: as cores da natureza
Por Inês Morais, José Ferreira e Sandra Silva (Escola Secundária D. Sancho I)
Março 2022Videorreportagem
Passadiços, um turismo (in)sustentável
Por B. Silva., C. Oliveira., D. Teixeira., I. Sousa., J. Costa., P. Freitas., T. Ribeiro e T. Gonçalves.
(EBS de Canelas)
Abril 2022Fotorreportagem
A Flor que “bem-quer” à Biodiversidade
Por Diogo Martins
(Freelancer)
Maio 2022Artigo
ADN ambiental: invasoras em investigação
Por Diogo Martins (Freelancer)
Maio 2022Fotorreportagem
Passado Industrial ainda presente, a preto e branco, no Barreiro!
Por Leonor Alberto, Maria Santos, Ricardo Roque e Tomás Ventura (Escola Secundária de Casquilhos)
Maio 2022Videorreportagem
Do chão para o mar – O Mar Começa Aqui
Por Filipa Tavares.
(EB 2,3 André Soares)
Maio 2022Podcast
“Podverde” – Podcast Ação Climática
Por Ana Clara, Hugo Cabral, Ana Nascimento, Carlos Oliveira, Beatriz Lima, Mariana Pereira e Juliana Coelho
(Escola Profissional Projeto Plural)
Maio 2022Podcast
Podcast a perguntar – #E2 com Catarina Semedo de Oliveira
Por João Pedro Costa (Freelancer)
Janeiro 2021Fotorreportagem
Os Líquenes e uma escola com ar saudável
Por S. Bernardo, I. Faria, J. Santos, L. Lopes e I. Lemos (Escola Sec. Pinhal do Rei)
Janeiro 2021Vídeorreportagem
Combater as Invasoras da nossa Região
Por Ana Isabel Leitão e Gabriel Ponte (Escola
Secundária de Valongo)
Janeiro 2021Podcast
Como é que os negacionistas nos levam a desacreditar a ciência?
Por Filipe Correia e Rodrigo Cardoso
(Freelancers)
Fevereiro 2021Fotorreportagem
Passeios higiénicos para “desconfinar o lixo”
Por Maria e Miguel Truta (Escola
EB 2,3 André Soares)
Fevereiro 2021Podcast
Plástico: o inimigo do Planeta
Por Filipe Correia e Rodrigo Cardoso
(Freelancers)
Março 2021Artigo
Uma nova realidade para a Mobilidade Pós-Covid
Por A. Fernandes, D. Martins, I. Gernhard,
J. Ferreira, M. Fernande e R. Silva
(Escola EB 2,3 de Celeirós)
Março 2021Videorreportagem
Criar e Respeitar
Por João Pedro van Duin de Brito da Mana
(Freelancer)
Março 2021Podcast
Conversa com uma Eurodeputada//A União Europeia e a Sustentabilidade
Por Tomás Lourenço
(Escola EB 2,3 André Soares)
Abril 2021Artigo
A Tua Máscara Usada pode ser Valorizada
Por Cátia Araújo, José Pedro Araújo e Juliana Silva
(Escola Sec. D. Sancho I)
Abril 2021Fotorreportagem
Hortas Sociais da Quinta do Chinco
Por Miguel Pais
(Escola Cidade de Castelo Branco)
Abril 2021Videorreportagem
Deixa a Areia na Praia, leva o teu Lixo!
Por Diogo Martins
(Freelancer)
Abril 2021Podcast
Burro de Miranda, um amigo esquecido
Por Luís Martins
(Freelancer)
Maio 2021Artigo
Deserto Verde, Uma Realidade Nortenha
Por Diogo Martins
(Freelancer)
Maio 2021Fotografia
A “rápida” Ação dos Caracóis
Por Beatriz e Mariana Barbosa
(Escola Básica e Sec. de Canelas)
Maio 2021Videorreportagem
O Apicultor Escritor
Por Luís Martins
(Freelancer)
Maio 2021Podcast
Lobos e Tapadas
Por Diogo Maia Brito
(Freelancer)
Janeiro 2020Artigo
O nascimento de uma Paisagem Protegida Local
Por Ana Beatriz Costa; Ana Catarina Martins; Mariana Rebelo (Escola
Secundária D. Sancho I)
Janeiro 2020Artigo
“Escolhe Evoluir”, uma nova Lisboa
Por João Pedro Costa (Freelancer)
Fevereiro 2020Artigo
Portugal envia Sementes para a “Arca de Noé”
Por Lara Oliveira (Escola EB 2,3 André Soares)
Fevereiro 2020Artigo
Anilhar para Preservar
Por Bruna Faria, Maria Inês Faria, Mariana Sousa e Tiago Marques (Escola Secundária D. Sancho I)
Março 2020Artigo
#JRAFicaEmCasa
SARS-CoV-2: Desinfetar as ruas, infetar o ambiente?
Por Luís Martins (Freelancer)
Março 2020Artigo
Montijo. Uma opção de futuro ou um crime anunciado?
Por Paulo Cardoso (Freelancer)
Abril 2020Artigo
Aterro de Sobrado. O vizinho indesejável
Por Luís Martins (Freelancer)
Abril 2020Artigo
Globalização: o nascimento de uma aldeia global
Por Carolina Alves (Escola Secundária Camilo Castelo Branco)
Abril 2020Artigo
Amianto: passar do saber à ação!
Por A. Silva; B. Pereira; B. Costa; I. Vilela; L. Chamusca; M. L. Santos (Agrupamento de Escolas Ruy Belo)
Abril 2020Artigo
Hortas comunitárias melhoram a qualidade de vida
Por Alexandra Hoffman (Escola EB 2,3 André Soares)
Abril 2020Fotorreportagem
Rio Este, um problema sem fim à vista
Por Tomás Paredes (Escola EB 2,3 André Soares)
Abril 2020Podcast
EESPS: Podcast sobre o ambiente
Por R. Cardoso; M. Almeida; T. Rocha; F. Correia (Escola Básica de São Pedro do Sul)
Abril 2020Artigo
#JRAficaemcasa
Quarentena – Tragédia ou Oportunidade?
Por B. Lopes; D. Ventura; E. Gonçalves; M. Sousa; M. Lopes (Escola Secundária c/ 3º ciclo de Caneças)
Abril 2020Artigo
#JRAficaemcasa
China vs. Mundo. Poluição vs. Despoluição
Por João Pedro Costa (Freelancer)
Abril 2020Fotografia
#JRAficaemcasa
Uma Pandemia silenciosa ocorre no Mar…combate-a!
Por Luís e Diogo Martins (Freelancers)
Abril 2020Podcast
#JRAficaemcasa
Conversas Informais
Por Jéssica Coutinho (Freelancer)
Maio 2020Artigo
Dessalinização, uma solução para a seca no Algarve?
Por Dominik Palmeiro, Leonor Pires e Matilde Malveiro (Agrupamento de Escolas Poeta António Aleixo)
Maio 2020Artigo
#JRAficaemcasa
Novo vírus, novos resíduos: a mudança na saúde, na sociedade e na produção de resíduos
Por A. Santos, J. Ramos, M. Neves e S. Santos
(ESTeSL)
Maio 2020Fotorreportagem
#JRAficaemcasa
O confinamento pode salvar as abelhas?
Por Luís Martins (Freelancer)
Maio 2020Videorreportagem
#JRAficaemcasa
Estado de Emergência terminou…fica em casa
Por Lara Oliveira
(Escola EB 2,3 André Soares)
Maio 2020Vídeorreportagem
#JRAficaemcasa
O outro lado da linha da frente
Por Diogo e Luís Martins (Freelancers)
Maio 2020Vídeorreportagem
Green Key – A Chave da Sustentabilidade no Pestana Vintage Hotel
B. Silva, C. Oliveira, D. Teixeira, J. Costa, P. Freitas, T. Ribeiro, T. Gonçalves, A. Martins, C. Silva, D. Magalhães, D. Campos, D. Pereira, F. Mota, J. Costa, P. Sousa e T. Costa
(Escola Básica e Secundária de Canelas)
Maio 2020Videorreportagem
#JRAficaemcasa
“Virar a página” em tempo de pandemia
Por Diogo e Luís Martins (Freelancers)
Maio 2020Podcast
#JRAficaemcasa
Vamos culpar o Morcego?
Por Miguel Truta
(Escola EB 2,3 André Soares)
Janeiro 2019Vídeorreportagem
Quinta dos Murças, enoturismo e sustentabilidade
Por Ricardo Lourenço (EBS de Canelas)
Fevereiro 2019Artigo
Seringas e Agulhas Usadas: Onde Irão Parar?
Por Catarina de Oliveira da Esc. Sec. Dr. João Carlos Celestino Gomes
Fevereiro 2019Fotorreportagem
A Metamorfose da Paisagem Alentejana
Por Sofia Castanho
Fevereiro 2019Fotorreportagem
Rasto (de lixo) deixado pela depressão Helena nas praias de Vila Nova de Gaia
Por F. Magalhães; L. Oliveira; C. Silva; J. Costa; F. Silva; J. Vieira; A. Campos; C. Fontes da EB Sec. de Canelas
Março 2019Fotorreportagem
A Luta do Mar para Derrubar 3 Gigantes
Por Luís Martins
Março 2019Vídeorreportagem
Floresta, Economia e Vida
Por Ana Anjos e Joana Costa (EBS de Canelas)
Abril 2019Artigo
Bioconstrução: uma alternativa para o futuro
Por Manuel Farias (Agrup. de Escolas Nun’Álvares)
Abril 2019Artigo
50 Shades of Sustainability: Game of Cars
Por L. Pinto, S. Neves, P. Veiga, M. Albuquerque, C. Martins (Sec. c/ 3º Ciclo de Caneças)
Abril 2019Artigo
Strokkur – Earth’s Sneeze
Por Sofia Santos (Esc. Sec. S. João do Estoril)
Maio 2019Artigo
O ano em que Portugal foi um “Inferno”
Por F. Ferreira, J. Lopes e M. Novais (Ext. das Escravas do Sagrado Coração de Jesus)
Maio 2019Fotorreportagem
Em defesa da biodiversidade marinha contra a devastadora poluição humana
Por Carlota Rodrigues (EB Guilherme Stephens)
Janeiro | Artigo
CIMPOR : moradores de Alhandra queixam-se de “maus cheiros” e “poeiras no ar”
Por Rúben de Matos
Janeiro | Fotorreportagem
Estufa Fria: Uma Pedreira Rica em Biodiversidade
Por Bernardo Guerreiro e Carina Dias da Escola Prof. Ciências Geográficas
Janeiro | Vídeorreportagem
Traga a Lanterna e venha caminhar na Serra de Canelas
Por Catarina A.; Catarina O.; Ricardo L. e Tamara S. da EBS de Canelas
Fevereiro | Artigo
Veículos Elétricos: uma aposta para o futuro
Por Mariana Alegre da Escola Básica Altos do Moinhos
Fevereiro | Fotografia
O que uma geração planta a outra tem que matar?
Por André Filipe
Março | Artigo
Entrevista
Vergílio Silva: “Na Natureza não há régua nem esquadro”
Por Filipa Murta
Março | Fotorreportagem
Reviver o Passado e Florestar o Futuro
Por Rui Dias da Escola EB 2,3 André Soares
Março | Fotografia
Falta de água no algarve é cada vez mais significativa
Por Gonçalo Sares da Esc. Sec. VRSA, Algarve
Abril | Fotorreportagem
Abrasão Marinha e Alterações Climáticas Colocam Casas em Risco
Por Catarina Simões
Maio | Fotorreportagem
O relevo do litoral entre o Cabo Espichel e a Costa de Caparica
Por Laura Pires -Essling
(Será que) os solos em Lisboa estão contaminados (?)
Por Maria Carreira do Colégio Valsassina
Encontros com sonhos e terras esquecidas
Por Frederico Santos da Escolas Sec. de S. João do Estoril
Bioria, conhecer para proteger
Por Beatriz Martins; Beatriz Rosa; Cláudio Silva; Lara Pereira da Escola EB 2,3 da Madalena
Processamento de Resíduos no Pico
Por: Luana Dias, Sofia Marcos e Érica Jorge da Escola EBI/S Cardeal Costa Nunes
Cotonetes nas praias. Como resolver?
Por David Martyn; Francisco Silva; Gonçalo Nicolau; Bruno Martins do Ext. Cooperativo da Benedita
Abril | Artigo
Por: Leonor, Verónica e Beatriz da Escola Secundária c/ 3º ciclo de Caneças
Abril | Videorreportagem
Cantinho das Aromáticas, o garante das gerações
Por Inês Silva, Joana Santos, Rafaela Morais e Tiago Pinto da Escola EB 2,3 da Madalena
Maio | Artigo
Por: João Francisco Costa e João Gonçalves Silva da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó
Ruido: Um assassino silencioso no Porto?
Por Bernardo Grade, Catarina Wright, Inês Sampaio, Joana Gomes e Teresa Torres